Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Wilson Lima, ex-governadores e políticos do AM se despedem de Amazonino Mendes

O governador do Amazonas emitiu uma nota de pesar enaltecendo Amazonino Mende e decretou luto de 7 dias no Estado

Wilson Lima, ex-governadores e políticos do AM se despedem de Amazonino Mendes

Omar Aziz e Serafim Corrêa lamentaram a morte do político (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

MANAUS – A trajetória de Amazonino Mendes (Cidadania) ganhou destaque, neste domingo (12), nas redes sociais do governo do Amazonas, do governador Wilson Lima (UB), dos ex-governadores e atuais senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, da Prefeitura de Manaus, do prefeito David Almeida (Avante), além de parlamentares e políticos do Amazonas.

O governador Wilson Lima emitiu uma nota de pesar enaltecendo Amazonino Mendes. Ele decretou luto de 7 dias no Estado em razão da morte do ex-governador.

“Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas”, disse o governador Wilson Lima.

No perfil oficial do Governo do Amazonas nas redes sociais, também foi publicada uma nota de pesar.

“O Governo do Amazonas se solidariza com a família e amigos neste momento de dor e reconhece a importante contribuição que Amazonino Mendes deu ao nosso Estado, entrando definitivamente para a história do Amazonas”, afirmou o Governo, em nota.

O ex-governador e atual senador pelo Amazonas, Eduardo Braga (MDB), relembrou as disputas eleitorais ao lado e em confronto com Amazonino Mendes, disse ter tido Amazonino como referência política e enalteceu a trajetória do ex-governador.

“Sua trajetória permanecerá para sempre como uma bússola para quem alimenta o genuíno propósito de servir a população, especialmente a menos favorecida, a quem habita as periferias das metrópoles e os rincões mais distantes da Amazônia”, disse Braga, em nota.

O também ex-governador e atual senador pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD), disse ter conhecido Amazonino nos anos 80 e desde então nutrido uma relação de respeito e admiração.

“Faleceu hoje não só o homem Amazonino, mas uma figura que entrou para a história política do Amazonas”, disse Omar Aziz.

O prefeito de Manaus, David Almeida, também usou as redes sociais para se solidarizar com a família e amigos de Amazonino Mendes. Ele decretou luto oficial de cinco dias em Manaus em memória de Amazonino Mendes.

“Neste momento de dor, que Deus, na sua infinita misericórdia, conforte o coração de todos, amigos e familiares”, disse David Almeida, em nota.

Homenagens

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), fez uma singela homenagem a Amazonino Mendes em uma publicação nas redes sociais.

Outros deputados estaduais também utilizaram as redes sociais para homenagear Amazonino Mendes. Entre eles, Wilker Barreto (Cidadania), que já foi candidato a vice ao lado de Amazonino Mendes.

“Amazonino foi o político das realizações, desde sempre à frente do seu tempo, e isso precisamos reconhecer e tomar como referência”, disse Wilker, em nota.

O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Manaus, Serafim Correa (PSB), fez uma simples homenagem a Amazonino Mendes.

“Embora adversários políticos, a vida inteira éramos amigos desde o Colégio Dom Bosco”, disse Serafim.

O deputado federal eleito pelo Amazonas na coligação de Amazonino Mendes nas últimas eleições, Amon Mandel (Cidadania), também fez uma homenagem a Amazonino.

“Da última vez que conversamos pessoalmente, em Manaus, Amazonino relatou que a idade era apenas um número, e que a vontade e a esperança de fazer o bem não envelhecem, não tem fronteiras. Uma pura verdade”, disse Amon Mandel.

Outras manifestações de políticos, parlamentares, ex-parlamentares, prefeitos do interior do Amazonas, gestores e ex-gestores, além das instituições públicas no Estado estão sendo registradas nas redes sociais com pesar pela morte de Amazonino Mendes neste domingo.

Ele definiu Amazonino como o “maior líder político do Amazonas”. “Não tenho dúvidas de que se trata do maior líder político do Amazonas e um dos mais expressivos do Brasil. Um humanista, um estadista, um republicano como poucos, que agora junta-se a um seleto grupo de notáveis homens públicos que deixa esse plano para entrar para a história”, disse o deputado Roberto Cidade.

Veja algumas publicações:

LEIA MAIS: