Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

David vai comprar metralhadoras e escopetas para a Guarda Municipal de Manaus

O prefeito de Manaus diz que a reestruturação da guarda municipal faz parte da valorização da pasta, e a verba federal será utilizada na aquisição de viaturas, material de controle e diferentes armamentos.

David vai comprar metralhadoras e escopetas para a Guarda Municipal de Manaus

(Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom)

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã desta segunda-feira, 30/10, o investimento no valor de R$ 10 milhões, oriundo de emenda parlamentar de autoria do senador Eduardo Braga, destinado à reestruturação e modernização da Guarda Municipal de Manaus (GMM), departamento vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). O evento foi realizado na sede da Semseg, situada nas dependências do parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, conhecido popularmente como “Lagoa do Japiim”, zona Sul.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a reestruturação faz parte da valorização da pasta, e a verba federal, que ainda está em tramitação, será utilizada na aquisição de viaturas, material de Controle de Distúrbios Civis (CDC) e diferentes armamentos.

“Esses investimentos irão equipar ainda mais a Guarda Municipal. Nós iremos comprar 22 novas viaturas, viaturas de porte grande da marca Mitsubishi, viaturas de patrulhamento da marca Toyota, Yaris. Nós vamos comprar metralhadoras, escopetas, pistolas, vamos equipar a guarda com aquilo que há de melhor em armamentos, para que nós possamos assim dar a nossa contribuição com relação ao patrulhamento da cidade, ajudando a Polícia Militar, dando uma sensação melhor de segurança à população da cidade de Manaus”, garantiu o prefeito.

Para o titular da Semseg, Sérgio Fontes, o momento é um marco não só na gestão municipal, mas principalmente na história da Guarda Municipal de Manaus.

“Nossa guarda tem 74 anos de idade, é uma guarda madura, com servidores experientes e dedicados. No entanto, ela precisava desse reforço logístico, de melhores equipamentos, viaturas, armamentos. Ela precisava entrar nessa nova tendência nacional, que é a municipalização da segurança pública. Isso vai ser um momento único na nossa guarda e a gente vai poder ocupar o lugar que Manaus merece. Manaus merece ter uma guarda bem equipada, bem formada, com homens e mulheres valorizados”, disse o secretário.

Criada no dia 15 de junho de 1949, por meio da Lei nº 132, a Guarda Municipal de Manaus completou 74 anos neste ano. Com o advento da Semseg, Lei nº 2.817, de 6 de dezembro de 2021, na gestão do prefeito David Almeida, a Guarda Municipal vem sendo priorizada.

“Essa é a condição de continuar equipando a nossa Guarda Municipal, para que ela possa fazer o seu papel. Esse tipo de trabalho é muito importante para trazer essas melhorias para a população, e essa parceria é uma parceria que tem realmente gerado coisas boas para Manaus. A população, nesse processo todo, tem recebido entregas importantes”, completou o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, representando o senador Eduardo Braga.

LEIA MAIS: