Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Política

De autoria do vereador Fred Mota, Câmara homenageia Instituto Benjamim Constante pelos 126 anos

De autoria do vereador Fred Mota, Câmara homenageia Instituto Benjamim Constante pelos 126 anos

(Foto: Arquivo - Dircom/CMM)

Por meio de uma Tribuna Popular, que será realizada nesta quarta-feira, 25, as 09:00hs no plenário Adriano Jorge, localizado nas dependências da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Instituto Benjamim Constant, será homenageado pelos seus 126 anos. A solenidade foi proposta pelo Vereador Fred Mota (PR), através do memorando N°027/2018, aprovado por unanimidade na Casa, na última segunda-feira, 23.

(Foto: Arquivo – Dircom/CMM)

O Instituto

O Instituto Benjamin Constant (ICB) foi concebido e construído pelo engenheiro militar e governador do Estado do Amazonas, o Dr. Eduardo Gonçalves Ribeiro, em 1894, em plena fase áurea de borracha (1890 a 1910) – fica localizado na Rua Ramos Ferreira, 991-A, centro de Manaus, com o prédio tombado através do Decreto numero 11.190, de 14.06.1988.

Antes de tornar-se o IBC, no local abrigou várias instituições, como o Museu Botânico do Amazonas, uma maravilha criada pelo botânico Joaquim Barbosa, em 1884 e, fechado em 1888 – e o Orfanato, para meninas com idade entre seis e quatorze anos, elas ficavam por lá até os vinte e um anos, recebendo uma educação com base na cultura religiosa.

Funcionou como Colégio Estadual do ensino fundamental (até a 8ª série) e, atualmente, uma parte abriga o IBC – Instituto Benjamin Consta, do CETAM – Centro de Educação Tecnológica do Amazonas e, outra parte foi desmembrada, formado dois colégios do ensino médio e fundamental, com entrada pela Rua Tapajós.

O nome IBC foi uma homenagem que fez o Governador Eduardo Ribeiro ao político e militar brasileiro, o General de Brigada Benjamin Constant (1833-1891), sendo o criador da expressão “Ordem e Progresso” constante na nossa Bandeira Brasileira. Teve um papel importante no processo da Proclamação da República, considerado o fundador da república. Foi diretor por muitos anos do Instituto dos Meninos Cegos, no Rio de Janeiro, e, em sua homenagem, passou a chamar-se também de Instituto Benjamin Constant.

Em 2012 o IBC entrou em reformas, com um contrato de um milhão e meio, feito pelo Governo do Estado do Amazonas e a Construtora Carramanho Ltda. – por ser um prédio tombado pelo IPHAN, os engenheiros iniciaram os trabalhos sem autorização ou acompanhamento do órgão fiscalizador do patrimônio histórico, ocasionado o embargo da obra, sendo somente retomado em abril de 2013.

 

O que: Tribuna Popular em homenagem ao Instituto Benjamin Constant (ICB), pelos seus 126 anos.

Quando: Quarta-feira, dia 24 de abril.

Onde: Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Horário: 09:00hs

Endereço: Plenário Adriano Jorge, Paço Municipal dos Manáos, na rua Padre Agostinho Caballero  Martin, n. 850, bairro São Raimundo.

 

 

*Com informações da Assessoria