Manaus, 1 de junho de 2024
×
Manaus, 1 de junho de 2024

Cenário

De olho no ano eleitoral, Amazonino recorre até à entrega títulos de terras

De olho no ano eleitoral, Amazonino recorre até à entrega títulos de terras

Amazonino em evento para entrega de títulos de terra (Foto: Divulgação/Secom)

Eleito em agosto para um mandato tampão de 14 meses, depois da cassação de José Melo, o governador Amazonino Mendes (PDT) dá mostras de que realmente está de olho na popularidade para o ano eleitoral. Desde outubro, o governador vem anunciando a entrega de títulos de terras para moradores de Manaus e do interior do Estado.

Amazonino em evento para entrega de títulos de terra (Foto: Divulgação/Secom)

Nas eleições suplementares, aos 77 anos, Amazonino foi eleito com apenas 33% dos 2,3 milhões de votos no Estado, o que significa que dois terços dos eleitores não são a favor do mandato dele. O pedetista estava afastado de cargos públicos há cinco anos.

A possibilidade de candidatura à reeleição, em 2018 não é descartada dentro do próprio governo, mesmo que Amazonino tenha negado, durante a campanha, que pretendia concorrer. O vice, Bosco Saraiva, já disse que “Amazonino tem o direito a sua candidatura à reeleição”.

Em outubro, reportagem da Folha de S.Paulo apontava que as campanhas regionais do PDT já previam a disputa à reeleição de dois governadores, no Amapá e no Amazonas.

A entrega de títulos de terras ocorre com festas tanto na capital amazonense quanto nos municípios do interior. No dia 10 deste mês, na festa de 36 anos de Iranduba, o Governo do Estado fez entrega de títulos urbanos.

No último sábado (16), o governador entregou 1,7 mil títulos de terras a moradores das zonas norte e leste de Manaus, nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Francisca Mendes, Raio de Sol, Zumbi, São José, Tancredo Neves e Amazonino Mendes.

A secretária de Estado de Política Fundiária, Paula Kanzler, afirmou que a entrega de títulos continua firme em 2018. “Para o ano que vem, nós temos prontos 5 mil títulos de terra que o nosso governador vai entregar em diversos bairros da capital. Estamos trabalhando também novos bairros como Redenção, Bairro da Paz, Campos Sales, Cachoeirinha”, disse.

Nesta segunda-feira (18), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o calendário eleitoral do próximo ano. As convenções partidárias ocorrerão entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. A propaganda eleitoral começa, oficialmente, no dia 16 de agosto, e o primeiro turno está marcado para 7 de outubro.