Manaus, 26 de junho de 2024
×
Manaus, 26 de junho de 2024

Cenário

De olho no fundo eleitoral, Amazonino encena apoio a Ciro Gomes

De olho no fundo eleitoral, Amazonino encena apoio a Ciro Gomes

Na tentativa de aumentar o repasse do fundo eleitoral para o 2º. turno das eleições, o governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), tenta encenar apoio ao candidato a presidente de seu partido, Ciro Gomes, ao inaugurar um comitê para o presidenciável, na próxima sexta-feira, 14, quando o candidato visita Manaus. O governador aparece no segundo turno em todas as pesquisa eleitorais divulgadas.

Com a iniciativa, Amazonino pretende chamar atenção do presidente nacional do PDT,  Carlos Lupi, para garantir o repasse partidário que, entre os critérios para recebimento, está a fidelidade partidária.  Apesar de saber que seu partido tem candidato a Presidente da República desde o início deste ano, o governador  nunca usou de sua influência para articular apoio a Gomes, no Amazonas, e prova disso é que o candidato a presidente pelo PDT aparece em quarto nas pesquisas eleitorais do Estado.

Amazonino de olho no fundo eleitoral que será liberado por Carlos Lupi (Reprodução)

Diferente do que ocorreu no dia 2 de julho deste ano, durante o Festival Folclórico de Parintins, quando Amazonino mandou assessores recepcionar Ciro Gomes, agora, o governador pretende receber o presidenciável, na próxima sexta-feira, 14, em um evento no Dulcila’s Festas e Convenções, no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

Além do menosprezo ao nome de Ciro Gomes durante os meses de 2018, o governador do Amazonas, também, mostrou-se à vontade para defender adversários do candidato. Foi o que ocorreu durante uma entrevista a uma rádio local na qual Amazonino chegou a elogiar Jair Bolsonaro (PSL), principal adversário de Ciro.

Ingratidão e resistência

Com quase 2 mil filiados no Amazonas, o PDT tem perdido força na capital e interior após o governador Amazonino Mendes ignorar o apoio das principais lideranças de partido que atuaram de forma aguerrida em sua eleição, no ano passado.

A ingratidão  do governador se mantém durante a campanha eleitoral com a falta de apoio de Amazonino à maioria dos candidatos a deputado estadual e federal, situação reclamada pelos próprios pedetistas em entrevistas à imprensa.

O descaso de Amazonino com o seu partido ficou mais evidente quando ele decidiu apoiar o deputado federal Alfredo Nascimento (PR) para o Senado, no Amazonas, em detrimento ao candidato de seu próprio partido, o deputado federal Hissa Abrahão, de quem teve apoio na eleição do ano passado. Já Alfredo foi adversário do governador no pleito de 2017 e sua coligação fazia severas críticas a Amazonino.