Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cidades

DEHS tenta montar quebra-cabeça envolvendo morte de empresário

As investigações apontam que o carregamento de drogas furtado ou alguma briga tenham motivado o crime, que resultou na decapitação

DEHS tenta montar quebra-cabeça envolvendo morte de empresário

Helton Lennon Rodrigues Bandeira, 38, era natural de Santarém (Foto: Divulgação)

O assassinato do empresário Helton Lennon Rodrigues Bandeira, 38, que foi encontrado decapitado na noite de 15 de julho deste ano, em uma descampada na avenida Flaboyant, no Distrito Industrial 2, na zona Leste de Manaus, pode ter sido por vingança ou queima de arquivo.

A equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) tenta montar o quebra-cabeça em torno do caso. As investigações apontam que o carregamento de drogas pertencente a uma facção criminosa foi furtada por Helton Lennon no município de Coari, distante 363 quilômetros de Manaus.

Outro fato curioso seria um possível desentendimento do empresário com membros da organização criminosa Comando Vermelho (CV). Helton Lennon matinha negócios em Boa Vista (RR) e Manaus (AM), como oficinas mecânicas.

Entretanto, ainda não há provas da ligação do empresário com a facção. Todavia, é possível que as oficinas vinham sendo usadas como lavagem de dinheiro para facção criminosa.

A polícia informou que o empresário era natural de Santarém, no estado do Pará, onde tinha passagem pelo crime de adulteração de sinal de identificador de veículo automotor, na 16ª Seccional de Polícia Civil.

O empresário foi encontrado decapitado em terreno baldio (Foto: Josemar Antunes/AM1)

Em consulta ao sistema de segurança de Roraima, constatou-se que o empresário tinha ficha limpa. Já no Amazonas, Helton Lennon assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) após agredir a ex-esposa por não aceitar o fim do relacionamento.

A suspeita da polícia é que Helton Lennon tenha sido sequestrado ou atraído para uma emboscada, onde foi torturado e decapitado com motosserra. O crime teria ocorrido em outro local da cidade.

As investigações sobre o caso, conduzidas pela DEHS, estão sendo traçadas e devem esclarecer o que de fato motivou a morte do empresário.