Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Brasil

Dentro de avião, 211 brasileiros comemoram saída de Israel

O governo federal disponibilizou seis aviões para retirar os brasileiros; o primeiro, inclusive, pousa em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).

Dentro de avião, 211 brasileiros comemoram saída de Israel

Avião com brasileiros (Foto: Instagram/Lula e redes sociais)

Brasil – O governo federal anunciou, na tarde desta terça-feira (10), a decolagem do primeiro avião que está trazendo 211 brasileiros de Tel Aviv, em Israel. Esses cidadãos foram resgatados do conflito entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio. No avião, os brasileiros comemoraram.

Conforme divulgado, este é o primeiro de um total de seis aviões designados para o resgate dos brasileiros. A aeronave está programada para chegar em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra os brasileiros dentro do avião, comemorando a saída de Israel.

 

Até a última segunda-feira (9), mais de 2 mil pessoas entraram em contato com a embaixada brasileira em Tel Aviv, buscando ajuda para deixar Israel. A maioria dessas pessoas eram turistas que visitavam o local no momento dos ataques ocorridos no último sábado (7), de acordo com informações do Itamaraty.

Neste primeiro momento, o Itamaraty deu prioridade ao traslado de cidadãos que residem no Brasil e estavam na região do conflito sem ter passagem de volta para o Brasil.

Contatos

A Embaixada Brasileira em Tel Aviv lançou em seu site um formulário de inscrição para aqueles interessados nos futuros voos de repatriação.

Os serviços de plantão consular na Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e no Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510) estão em pleno funcionamento para atender nacionais em situações de emergência. Além disso, é possível contatar o plantão consular geral do Itamaraty pelo telefone +55 (61) 98260-0610.

O Escritório de Representação em Ramala, situado na Cisjordânia, está em contato constante com os brasileiros na Faixa de Gaza. Em vista da deterioração das condições de segurança na região, está sendo implementado um plano de evacuação desses cidadãos, em coordenação estreita com a Embaixada do Brasil no Cairo.

LEIA MAIS: