Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cenário

Políticos amazonenses repudiam ataques a Israel: ‘covarde’

Israel foi bombardeado por foguetes em um ataque surpresa na manhã deste sábado (7).

Políticos amazonenses repudiam ataques a Israel: ‘covarde’

Parlamentares (Foto: Divulgação Aleam/Facebook/freepik)

Manaus (AM) – Alguns políticos do Amazonas usaram as redes sociais para se solidarizarem com Israel, após o país ser atacado pelo grupo terrorista armado Hamas, neste sábado (7). Os parlamentares classificaram os ataques como “covarde e repugnante”.

Israel foi bombardeado por foguetes em um ataque surpresa ainda pela manhã. O ataque já é considerado um dos maiores sofridos pelo país nos últimos anos. Além dos ataques, terroristas entraram no território israelita e já fazem vários reféns.

O deputado Silas Câmara (Republicanos) pediu que o Brasil condene os ataques sofridos por Israel, além de defender o que ele chamou de “direito legítimo de Israel a autodefesa”.

“Sofreu um covarde e repugnante ataque de terroristas palestinos do Hamas contra a sua população civil, resultando em dezenas de mortos e centenas de feridos. As cenas de violência e barbarismo contra os israelense são chocantes e merecem a condenação de todas as pessoas”, escreveu Silas.

Antes da publicação do deputado, o Ministério das Relações Exteriores já havia divulgado nota condenado os ataque e informando que convocará reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para tomar decisões sobre os ataques realizados a Israel a partir da Faixa de Gaza. Atualmente, o Brasil está preside o Conselho.

Já Débora Menezes (PL), aproveitou o momento para repudiar os atos, mas também para atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que o petista é “amigo” do grupo Hamas.

“Total solidariedade em perdas de vidas e pessoas feridas. Triste é saber que o Hamas parabenizou o Presidente Lula quando ele retornou ao poder. Lula é amigo desse grupo terrorista”, disse Débora.

O vereador Capitão Carpê também se manifestou e disse que é “revoltante” ver a violência e perseguição que o povo israelense vem enfrentando por tantos anos”.

“Deixo total apoio ao povo de Israel nesse momento difícil e desejo força para a única alternativa que resta: lutar”, enfatizou o vereador

Governo Federal

O presidente Lula se disse “chocado” com os ataques terrorista que causaram mortes e deixaram vários feridos. E reafirmou que repudia todo e qualquer ato de terrorismo.

“O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU.
Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito”, disse Lula.

 

LEIA MAIS: