Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Política

Deputada Célia Xakriabá assume Comissão da Amazônia e Povos Originários

Deputada disse que os temas tratados no colegiado serão 'questões humanitárias'

Deputada Célia Xakriabá assume Comissão da Amazônia e Povos Originários

Célia Xakriabá (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Brasília (DF) – Pela primeira vez na história da política brasileira uma indígena assume a presidência de uma comissão no Congresso. O marco foi conquistado pela deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), que, na tarde desta quarta-feira (15), assumiu a Comissão da Amazônia e Povos Originários na Câmara dos Deputados.

Após a eleição, Célia afirmou que não vai presidir sozinha e que vai levar consigo outros 900 mil cocares.
“Assumir esse protagonismo de uma luta, um movimento, não é assumir a voz de uma parlamentar indígena, mas é assumir as vozes dos territórios indígenas”, ressaltou a deputada que ainda pontuou que os temas tratados no colegiado são “questões humanitárias”.

Natural do norte de Minas Gerais, Célia Xakriabá afirmou que os assuntos da comissão não serão limitados aos temas da Amazônia, e que vai procurar restabelecer qualidade de vida para os povos tradicionais, como quilombolas e ribeirinhos em situação de vulnerabilidade de outras regiões do país.
“Não podemos salvar o planeta se as pessoas estão desmatadas por dentro”, frisou a deputada, que é mestre em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

Sobre a comissão

A Comissão da Amazônia e Povos Originários é uma comissão nova na Casa Legislativa, e irá discutir e votar propostas relativas ao desenvolvimento da região Amazônica e assuntos indígenas, como, por exemplo, o regime das terras tradicionalmente ocupadas por esses povos. Antes, esses assuntos eram discutidos pela Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

LEIA MAIS: