Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cenário

Deputada Joana Darc é anunciada como nova líder do governo na Aleam

Após dois meses sem liderança, o governador Wilson Lima anunciou uma nova líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)

Deputada Joana Darc é anunciada como nova líder do governo na Aleam

A deputada estadual Joana Darc (PR) foi anunciada pelo governador Wilson Lima (PSC), nesta quinta-feira, 30, como a nova líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Em suas redes sociais, o governador comunicou à todos sobre sua escolha, “fiz um convite e ela aceitou”, disse Lima. Após a saída do deputado Carlinhos Bessa (PV), que foi dispensado do cargo, a Aleam ficou mais de dois meses sem um líder.

A parlamentar, que era vice-líder, agora passa a ser a primeira deputada mulher a ser líder de um governo na Assembleia Legislativa.

Ninguém quis

Em um levantamento feito pelo Amazonas1 no começo do mês de Abril, nenhum dos deputados cotados para preencher a vaga de liderança do governo queriam o cargo. Joana Darc (PR) e o deputado Cabo Maciel (PR), que à época, eram os vice-líderes, negaram que assumiriam o cargo, e como justificativa, informaram que estavam ocupados demais com outras demandas.

Bessa abandonou o posto

No final do mês de março, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) saiu do posto de líder do governo na Assembleia após cometer gafes na defesa do Executivo, na Assembleia Legislativa. Entre elas, a falta de conteúdo para falar sobre a crise na Saúde.  

Desde a saída dele, nos bastidores, pelos menos cinco parlamentares foram sondados por Wilson Lima, mas a insegurança administrativa da atual gestão afastou o interesse dos parlamentares em representar o governo no Legislativo.

Articulação na Aleam
Agora, como nova líder, Joana Darc disse que essa será a oportunidade de contribuir na construção de um diálogo positivo entre a casa Legislativa e o Governo na articulação dos assuntos importantes.
Ainda de acordo com a deputada, esse é um momento em que o estado precisa avançar ainda mais e resolver os problemas que se perduram durante décadas. “Com união e alinhamento aprovaremos as melhorias para o nosso Amazonas! As pessoas nos escolheram e esperam isso de nós”, declarou.