Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Deputada que virou secretária, Alessandra Campêlo é promovida na Polícia Civil sem nem exercer o cargo

Alessandra Campêlo é escrivã e estava na 2ª Classe da Carreira. Com a promoção, a deputada, secretária e escrivã passa para o topo.

Deputada que virou secretária, Alessandra Campêlo é promovida na Polícia Civil sem nem exercer o cargo

A deputada estadual licenciada do cargo para assumir a titularidade da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Alessandra Campêlo, foi promovida na Polícia Civil do Amazonas (PCAM) sem nem estar exercendo o cargo na Segurança Pública.

A secretária é servidora de carreira da Polícia Civil, mas está licenciada do cargo na Segurança Pública desde 2014, quando foi eleita para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Em 2018, ela foi reeleita e em 2021 e pediu licença do mandato no Legislativo estadual para assumir a Seas.

Alessandra Campêlo é escrivã e estava na 2ª Classe da Carreira. Com a promoção, a deputada-secretária-escrivã passa para o topo da carreira e, sem exercer o cargo, está na 1ª Classe. A promoção por antiguidade causou burburinho nos corredores da Delegacia-Geral onde há escrivães que, mesmo no exercício profissional diariamente, foram preteridos na promoção.

Mesmo tendo direito à promoção, o ato é discricionário do governador do Estado a partir da indicação da delegada-geral, Emília Ferraz, com quem, coincidentemente, Alessandra Campêlo estreitou os laços.

Troca de afagos

Em março de 2019, a então presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Sindepol) e hoje delegada-geral, Emília Ferraz, recebeu o título de cidadã amazonense concedido pela Aleam e de autoria da então vice-presidente da Assembleia e deputada Alessandra Campêlo.

“A doutora Emília foi a primeira mulher a assumir o DRCO (Departamento de Repressão ao Crime Organizado), que tem um trabalho fundamental. Ela também é a primeira delegada- mulher Mestre em Segurança Pública, além de ter participado e liderado operações importantes no Estado. A delegada Emília é uma pessoa destemida, capacitada e corajosa”, disse, na época, Alessandra Campêlo.

Em agosto de 2021, a Polícia Civil distribuiu kits para auxiliar nas operações policiais e placas balísticas – fruto de recursos de uma emenda parlamentar da deputada licenciada Alessandra Campêlo. Na solenidade, a delegada-geral fez questão de enaltecer a “colega de instituição”.

“Hoje, contamos com a visita ilustre da deputada Alessandra Campêlo, que sempre atua em prol da Polícia Civil do Amazonas, que ainda no ano passado, durante o seu mandato, fez essa emenda para a aquisição de materiais que auxiliam nas operações”, enfatizou a delegada-geral, segundo texto divulgado pela Secretaria de Comunicação do Governo.