Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Deputado usa de mortes de Dom e Bruno para fazer merchandising na Aleam

Wanderley Monteiro aproveitou a passagem da data em memória aos assassinatos de Dom e Bruno para destacar projeto em prol do Dia do Indigenista

Deputado usa de mortes de Dom e Bruno para fazer merchandising na Aleam

(Foto: Wanderley Monteiro/Aleam)

Manaus (AM) – Na semana em que a imprensa local e nacional relembra a data de um ano da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, o deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante) voltou a defender o Projeto de Lei N°261/2023 – de sua autoria – que institui o dia 5 de junho como o “Dia do Indigenista”.

Porém, o projeto não apresenta nenhuma proposta que ajude no trabalho de proteção aos agentes, nem mesmo propõe a conscientização sobre as atribuições dos indigenistas.

“A escolha do dia 5 de junho como ‘Dia do Indigenista’ faz referência ao indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips, que foram assassinados durante uma ‘viajem’ (sic) pelo Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil, que fica aqui no Oeste do Amazonas”, justifica o deputado.

No documento, apresentado no dia 17 de março, o deputado inicia o texto copiando do Ecoa UOL, trocando apenas algumas palavras.

“O indigenista é, então, uma pessoa não indígena que atua em prol da garantia dos direitos dos povos indígenas perante os órgãos políticos e públicos. São especialistas que se dedicaram a estudar os povos originários para ajudar o Estado e a sociedade a conhecerem mais sobre eles. Essas pessoas podem ser de governos ou de organizações da sociedade civil criadas junto com os povos indígenas”, diz o texto do documento copiado do site, como pode ser comparado a seguir.

“O indigenista é uma pessoa não indígena que atua em prol da garantia dos Direitos dos povos indígenas perante os órgãos políticos e públicos. É um especialista que se dedicaram a estudar os povos originários para ajudar o Estado e a sociedade a conhecerem mais sobre eles. Essas pessoas podem ser de governos ou de organizações da sociedade civil criadas junto com os povos indígenas.” (Fonte UOL, clique aqui para conferir o texto original publicado em 14 de junho de 2022)

Esta é só uma das sete proposituras do deputado que pede a criação de datas comemorativas no Estado. Apenas quatro delas, conforme análise do Portal AM1, são relacionadas a temas relevantes para a sociedade. Confira:

  • Institui a Semana Estadual do Sistema Braille nas Escolas Pública do Estado do Amazonas;
  • REGULAMENTA o requisito mínimo para a exigência de registro de granja avícola de corte ou de postura no Estado do Amazonas;
  • Institui, a “Semana Estadual do Atleta Paraolímpico” e dá outras providências;
  • Institui o “Dia Estadual da Economia Solidária”;
  • Institui o dia 07 de junho como “Dia do Portador da Síndrome de Tourette”;
  • Institui o Dia Estadual do Catador (a) de Materiais Recicláveis, e da outras providências;
  • Institui a semana de conscientização sobre o uso ilegal de fogos de artifício e dá outras providências;
  • Dispõe sobre a obrigatoriedade de inserção de instalação de sistema de captação, armazenamento e utilização de águas da chuva, nos projetos arquitetônicos de novas edificações ou reformas de prédios públicos do Estado do Amazonas e dá outras providências;
  • Dispõe sobre os direitos para as pessoas com sequelas graves advindas de queimaduras e dá outras providências;
  • Requer o envio de Moção de Parabenização aos POLICIAIS MILITARES, pelo desempenho e Heroísmo em prol da sociedade, em uma ocorrência no dia de hoje, 23 de fevereiro de 2023, na zona lesta da capital;
  • Requer à Mesa Diretora, nos termos regimentais, encaminhamento à Prefeitura Municipal de Alvarães de pedido de informações sobre o planejamento e medidas adotadas sobre a atuação no Poder Executivo Municipal sobre ciência, tecnologia, comunicação, informática e inovação do referido município.

Nesta última proposição, referente aos municípios, o deputado enviou mais de 100 requerimentos solicitando às prefeituras informações com o mesmo teor. Os requerimentos podem ser conferidos no site da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

LEIA MAIS: