
Foto: (Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados )
Brasília (DF) – Apesar da reforma do aeroporto de Carauari estar em fase de estudo no Programa de Aceleração do governo federal (PAC), o deputado federal Átila Lins (PSD) se adianta para ser o articulador da obra, sem qualquer garantia de efetividade do projeto no município.
Há mais de 10 anos, o aeroporto figura entre projetos a serem executados com recursos de programas federais como o Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional.
Com uma previsão de investimento de R$ 2 milhões, para cerca operacional, pista, pouso e taxiway, o local foi incluído no PAC em 2023, mas na página do Programa de Aceleração e Crescimento a obra permanece em estudo, ou seja, sem previsão de quando vai ser realizada.
Segundo a Casa Civil, o empreendimento está na “modalidade Estudos e Projetos”. Mesmo com o montante de R$ 2 milhões apresentado no sistema do PAC, a Pasta afirma que o orçamento “será definido”.
“Atualmente o empreendimento encontra-se na carteira do Novo PAC na modalidade “Estudos e Projetos”. A revisão de projeto existente envolve a definição das ações a serem adotadas para reforma e melhorias no aeroporto. Durante esse processo, será definido o orçamento necessário para a implementação das obras e, posteriormente, a fonte dos recursos previstos, disse a Casa Civil em nota.
Reduto Eleitoral
Em ano pré-eleitoral, este tipo de obra é um prato cheio para os parlamentares que buscam reeleição e precisam destacar seus esforços em Brasília para investimentos em seus redutos eleitorais.
No município de Carauari, entre 2022 e 2024, por exemplo, o deputado alocou mais de R$ 4,9 milhões em emendas parlamentares segundo dados do Portal da Transparência. Mas nenhum valor desse montante está relacionado ao aeroporto, que foi motivo de cobrança feita ao Secretário Especial de Programas e Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, Marcus Cavalcante no início de abril.
Durante sua visita, Lins pediu o auxílio do governo para que a reforma seja executada e aproveitou o momento para agradecer aos senadores Eduardo Braga (MDB) e também o líder da bancada do Amazonas, Senador Omar Aziz (PSD) que não participaram da reunião. O prefeito do município, Airton Siqueira, também esteve na reunião.
A motivação da bajulação pré-eleitoral não foi destacada pelo parlamentar, mas ambos realizam articulações políticas em suas bases eleitorais para fortalecer seus planos para 2026.
A reportagem questionou sobre o motivo da citação, emendas parlamentares e também sobre o envio de recursos para o aeródromo, mas até a publicação desta matéria não houve retorno do deputado Átila Lins e sua assessoria.
Em fevereiro, Lins e seu sobrinho, deputado estadual Dr. George Lins também participaram de uma audiência com a Petrobras na Capital federal. Os políticos que possuem forte influência na região, receberam juntos quase 10 mil votos durante o pleito de 2022.
Entenda o caso:
O senador Omar Aziz pontuou que a fala de Lins está relacionada ao imbróglio com a Petrobras para o transporte dos trabalhadores de Carauari para Urucu, no campo de petróleo e gás natural que era feito por aeronaves ATR-42 da empresa Voepass.
A discussão entre a contratada e a estatal prejudicava mais de mil trabalhadores da região, pois, a aeronave proposta, ATR-72, não conseguiria pousar no aeródromo do município.
“O ATR 72 não pousa e nem decola em uma pista do tamanho de Carauari, (…) você não pousa com um jato lá, você pousa com ATR-42 ou com aviões menores. Conversei com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard e o ATR 42 vai continuar pousando lá até a gente conseguir ampliar a pista,” disse o senador.
Em fevereiro, os Lins solicitaram a continuidade do transporte aéreo até maio de 2026.
A empresa responsável pelos voos, é a mesma que teve uma de suas aeronaves envolvida em um acidente aéreo matando 62 pessoas no interior de São Paulo, em agosto de 2024. No dia 11 de março, a Voepass teve as operações suspensas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo (Sindipetro), atualmente o transporte dos funcionários da Petrobras é realizado de forma emergencial por helicópteros.
De onde vem o recurso das obras?
O dinheiro para a realização das obras do PAC, estão ligados à vários processos econômicos, inclusive o de emendas parlamentares individuais ou de bancada .
As obras podem ser financiadas diretamente pelo Orçamento Geral da União, por meio de empresas estatais como a Petrobras ou até mesmo dos empréstimos no BNDES e Banco do Brasil. As construções também podem ser realizadas por meio de parcerias público-privadas.
Em Carauari, um estudo está sendo realizado pela Secretaria de infraestrutura do governo do Amazonas para a ampliação da pista, a ação foi divulgada nas redes sociais da prefeitura municipal. O aeroporto fica no centro da cidade, o que pode dificultar a ampliação da estrutura. Atualmente, a pista possui 1.665 metros de asfalto e 400 metros de concreto armado. Além disso, a falta de logística do estado deve encarecer a obra e dificultar o andamento da reforma.
A reportagem questionou a SEINFRA sobre o andamento da pesquisa, mas não houve retorno. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.
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