Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Deputados antecipam final de semana e deixam plenário vazio nesta quinta

Em plena quinta-feira, apenas oito deputados estaduais estiveram presentes na sessão da Assembleia e nem apresentaram projetos para discussão

Deputados antecipam final de semana e deixam plenário vazio nesta quinta

Foto: Divulgação/ Aleam

MANAUS, AM –  Em menos de 17 dias após o retorno das atividades legislativas da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), os deputados estaduais optaram por não comparecer à sessão plenária desta quinta-feira (26) e iniciar o fim de semana mais cedo. Um deputado ganha, por mês, mais de R$ 18 mil (valor líquido) fora benefícios que incluem cotão, gasolina e outros.

Em plena quinta-feira, os parlamentares decidiram fazer jus à gíria “quintou”, isso porque apenas oito deputados estaduais estiveram presentes na sessão da Assembleia, no entanto, não apresentaram nenhuma pauta para discussão.

Leia mais: Sinésio e Tony ‘tomam as dores’ de Lula e Bolsonaro na Aleam

Os “trabalhos legislativos” foram transmitidos pelas plataformas digitais por 36 minutos, porém, o presidente da Mesa, Adjuto Afonso (PDT) passou a maior parte do tempo com microfone desligado, dando espaço para os informativos da Casa Legislativa.

Em seguida, apenas os deputados Serafim Correa e Cabo Maciel usaram a tribuna para se manifestar sobre o cenário político nacional e infraestrutura estadual.

Na tentativa de estender os trabalhos, Adjunto suspendeu a sessão com a expectativa de que os demais colegas de parlamento comparecessem ao plenário. A ação falhou e, nos minutos finais da sessão, Afonso decidiu ligar o microfone para comunicar o fim da sessão plenária, uma vez que não havia pauta para discussão.

Leia mais: ‘Abusivo e absurdo’, dispara senadora sobre autorização do marido para poder usar DIU

“Transpondo os trabalhos para a ordem do dia, dando a pauta como lida, não havendo nenhum bloco inscrito e nenhum deputado inscrito para discussão”, nesse momento, o parlamentar foi interrompido pelo deputado, Belarmino Lins (PP) para registrar presença.

“Gostaria de registar minha presença na sessão presidente”, solicitou o Belão.

“Mas, o senhor gostaria de se pronunciar sobre algo?”, perguntou Afonso.

Ao negar, Afonso convidou os demais deputados para a sessão na próxima terça-feira e também para a sessão especial de entrega do título de Cidadão Amazonense ao ex-vereador Ricelli Vianna Pontes.

De acordo com o painel de presença, estavam presentes os deputados, Abdala Fraxe (Podemos); Adjuto Afonso; Álvaro Campelo (PP); Cabo Maciel; Péricles Nascimento (PSL); Sinésio Campos (PT) e Serafim Correa.

Pelo regimento interno, a Assembleia Legislativa realiza sessões plenárias nas terças, quartas e quintas. Já as segundas e sextas são destinadas para que os deputados realizem sessões externas.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.