Manaus, 16 de fevereiro de 2025
×
Manaus, 16 de fevereiro de 2025

Cenário

Deputados do AM retomam ‘trabalho’, mas população segue sem ver serviço

De maneira geral, os entrevistados pelo Portal AM1 expressaram insatisfação com o desempenho dos parlamentares na Casa Legislativa.

Deputados do AM retomam ‘trabalho’, mas população segue sem ver serviço

(Foto: Celso Maia/Portal AM1)

Manaus (AM) – A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) deu início aos trabalhos legislativos para o biênio 2025-2026, segunda-feira (3).

Diante disso, o Portal AM1 foi às ruas de Manaus para ouvir a opinião da população sobre a atuação dos deputados estaduais do Amazonas.

De maneira geral, os entrevistados expressaram insatisfação com o desempenho dos parlamentares na Casa Legislativa.

O funcionário público Sillas Magalhães criticou a falta de comprometimento dos deputados com as demandas da sociedade e afirmou que os parlamentares não atuam em prol da população.

“Nossa cidade era para ser muito bonita – e ela é –, mas está muito descuidada, assim como nosso estado. Tem recurso, mas não fazem porque não querem. Não cobram o governador nem o prefeito porque não querem, porque olham só para eles. E deixam a população à mercê”, declarou.

Sillas também estendeu sua crítica à atuação dos vereadores de Manaus, afirmando que tanto os deputados estaduais quanto os parlamentares municipais priorizam interesses próprios em detrimento das necessidades da população.

“A meu ver, eles olham mais para eles mesmos e não para a população. […] Eles só olham para eles, tanto deputados estaduais quanto vereadores. Mas a população fica à mercê, entendeu? Essa é a verdade”, acrescentou.

A falta de atuação dos vereadores da capital amazonense também foi mencionada por outros entrevistados. O vendedor ambulante Araim Corrêa, que trabalha nas ruas do Centro de Manaus, questionou a ação dos parlamentares municipais, especialmente no que diz respeito à segurança pública na região.

“Precisam melhorar a situação do pessoal dessa praça. Eles dormem aí, acordam, usam drogas, e ninguém faz nada para resolver. Ficam ali o tempo todo. Acendem fogo, fazem comida, fazem o que querem… Passam o dia dormindo e, à noite, roubam. E nada muda”, alegou ao Portal AM1.

A percepção de insatisfação com o desempenho dos deputados estaduais foi um consenso entre os entrevistados. O aposentado Paulo Patrício ressaltou que gostaria de ter mais acesso às ações dos parlamentares para acompanhar de perto suas atividades.

“Olha, eu gostaria de ver mais ações por parte dos deputados, entende? Porque, infelizmente, não é nem questão de só aparecerem na época das eleições, mas o que percebo, hoje, é a ausência deles na luta pelos direitos da população. É isso que vejo. Eu sinto essa falta, sabe?”, afirmou.

Na percepção do aposentado Sabá Araújo, é essencial entender os projetos que os parlamentares têm para a população. Questionado pelo AM1 sobre como enxerga a atuação dos deputados estaduais, Sabá Araújo afirmou que, após serem eleitos, alguns deles não cumprem as promessas feitas durante a campanha.

“Na política, tudo é dúvida. Você precisa conviver para entender o que eles pensam e quais projetos pretendem implantar para a população. Sempre vejo que, durante a campanha, os políticos falam muito e ajudam o povo, mas, depois de eleitos, esquecem o que prometeram, e os mais necessitados acabam sendo os últimos a receber atenção. Eu sou contra isso. Um político sério precisa cumprir o que promete em campanha, sempre com foco nos que mais precisam”, disse ao AM1.

Os trabalhos na Assembleia Legislativa do Amazonas foram oficialmente retomados na solenidade de posse da nova Mesa Diretora e abertura da 20ª Legislatura.

Nessa terça-feira (4), ocorreu a primeira Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura.

Assista ao vídeo da opinião dos entrevistados:

 

LEIA MAIS: