Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Deputados federais reagem ao pedido de impeachment de Wilson Lima

Parlamentares analisaram que o pedido deve se tratado com cautela, enquanto outros deputados avaliaram que o momento para o impeachment é inoportuno

Deputados federais reagem ao pedido de impeachment de Wilson Lima

Foto: SECOM

O anúncio que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) acatou e deu prosseguimento ao pedido de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e seu vice, Carlos Almeida, causou reação entre alguns dos parlamentares que representam o Estado na Câmara dos Deputados.

Ao Portal AM1, o deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) declarou que a Casa Parlamentar vai analisar com cautela o pedido protocolado pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas durante a pandemia. “A Assembleia Legislativa saberá avaliar, com sabedoria e equilíbrio, aquilo que é melhor para o povo amazonense neste gravíssimo de crise sanitária que o mundo e o Brasil atravessam”.

Consultado, o deputado federal José Ricardo (PT) comentou não ter conhecimento sobre o teor do pedido de impeachment contra Lima, mas considera o momento inoportuno para o afastamento do governador. 

“Não conheço o teor do pedido de impeachment, se tem base constitucional e qual o crime de responsabilidade. Entendo que no momento a prioridade é o combate à pandemia, pois temos mais de mil  mortes e nada for feito. Muita mais pessoas, se nada for feito, vão morrer, principalmente do interior do estado”, enfatizou. 

O parlamentar também afirmou ser favorável à criação de um comitê com a participação de todos os poderes locais. “Isso é para aumentar os testes, as vagas de leitos e aquisição de mais respiradores e melhor atendimento de saúde, onde todos os gastos sejam com transparência  e prestação de contas. É hora também de cobrar a liberação de recursos que o Governo Federal prometeu. Os eventuais problemas do Estado e conflitos políticos podem ser resolvidos após a pandemia”, completou.

Já o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) divulgou uma Carta Aberta direcionado ao governador e ao presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PRTB). Nela, o parlamentar relembrou trajetória política e enalteceu as diferenças e opiniões dos políticos, mas ponderou que isso é válido “em tempos e condições normais”. 

“O fato é que não estamos vivendo tempos normais, mas num tempo que registramos quase 400 mortos pela Covid-19, corpos enterrados em valas coletivas, pessoas sufocando em casa por falta de leitos nos hospitais, profissionais de saúde contaminados por falta de EPIs e imagens de desespero de familiares e pacientes em frente às unidades de saúde”, escreveu Ramos ao pedir “a união da bancada federal, deputados estaduais e governador pode ajudar a salvar muitas vidas”.

O parlamentar seguiu o texto propondo um encontro de forças em busca de um plano de ação urgente envolvendo recursos, equipamentos, estrutura e proteção dos trabalhadores da saúde. Ele também pediu apoio de outros Poderes e órgãos públicos para enfrentar a doença, que deve atingir seu pico de contaminação no país, agora no mês de maio. 

“Por isso mesmo precisamos do melhor de todos nós. As diferenças que porventura existam entre nós e sejam intransponíveis podem ficar para depois. Agora, é hora de juntos, ajudarmos a salvar todas as vidas possíveis. Nosso desejo de servir ao Amazonas é maior. O Amazonas precisa de todos nós”, finalizou a Carta.

Tramitação

O presidente da Aleam,  Josué Neto anunciou, por meio de um Twitter, que a Casa Legislativa dará inicio ao pedido de impeachment contra o governador, nesta terça-feira, 12.