Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cenário

Deputados reagem à retirada de investimentos da LG no Amazonas: ‘golpe contra a ZFM’

Deputados classificaram como 'mais uma agressão contra a ZFM' a retirada de investimentos da LG no Amazonas, definida pelo Ministério da Economia em reunião do CAS nessa quarta

Deputados reagem à retirada de investimentos da LG no Amazonas: ‘golpe contra a ZFM’

Fotos: Reprodução

Manaus/AM – Após o Ministério da Economia, em reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), nessa quarta-feira (28), ter brecado investimento de R$ 325 milhões à empresa LG Electronics do Brasil Ltda, no Amazonas, deputados federais e estaduais reagiram a decisão.

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec), Carlos Da Costa, que presidia a sessão virtual, considerou que o projeto tem um alto valor de investimento para pouca geração de emprego, o que deve ser reavaliado.

A medida tinha como objetivo ampliar e diversificar a atuação da empresa na Zona Franca de Manaus (ZFM) e geraria 68 novos postos de trabalho na região.

Leia mais: LG ameaça deixar o Brasil após Economia travar investimentos à empresa no AM

Nas redes sociais, o deputado federal Zé Ricardo (PT) afirmou que esse é mais um “golpe contra a ZFM”.

“Mais golpe contra ZFM. Hoje a Suframa retirou projeto da LG da pauta da reunião do CAS a pedido do Minist. Economia. A empresa pretende realizar investimentos para produzir tablets e notebooks em Manaus, ampliando sua linha de produção e gerar mais empregos”, escreveu o petista.

De acordo com o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL), a decisão do secretário Carlos Costa causa grande prejuízo à Zona Franca de Manaus, aos empregos e economia da região.

“Aconteceu algo sem precedentes e altamente prejudicial aos interesses da Zona Franca de Manaus, à economia do Estado do Amazonas, e aos empregos dos amazonenses […] Essa decisão unilateral do secretário contraria o parecer prévio pela aprovação dos técnicos da Suframa e também o parecer da reunião prévia do Conselho de Administração da Suframa”, disse Ramos em vídeo divulgado nessa quarta-feira.

“Nós não vamos aceitar esse tipo de provocação com a Zona Franca de Manaus. Todos os outros conselheiros manifestaram-se pela aprovação do projeto e o senhor Carlos Costa retirou na marra, como se não existisse o povo do Amazonas, como se não existissem os interesses dos empregos para os nossos amazonenses num período de pandemia e de tanto sofrimento”, continuou o parlamentar.

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSDB), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (28), também se manifestou e classificou a decisão como ‘mais uma agressão contra a Zona Franca’.

“Vou falar a respeito do absurdo cometido ontem, pelo secretário Carlos Costa, representando o ministro Paulo Guedes. Mais uma agressão contra a Zona Franca. O projeto da LG tramitou, seriam empregos gerados aqui, e seriam ICMS gerado aqui, seria atividade econômica. E ele defendendo os interesses de São Paulo. Retirou de pauta o projeto absurdamente sem nenhuma razão”, disse.

Na ocasião, o deputado também chamou Carlos Costa, Paulo Guedes e o presidente Bolsonaro de ‘trio nefasto’.

chinês inventou o vírus

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“O projeto teve tramite normal, tudo normal, todos os pareceres favoráveis. E agora o que nós temos é que a LG, uma gigante da tecnologia, uma empresa sul coreana, ameaça sair não é da Zona Franca de Manaus, ameaça sair do Brasil. Então eu quero manifestar meu repudio ao secretário Carlos Costa, ao ministro Paulo Guedes e ao presidente Bolsonaro, esse trio nefasto à atividade econômica na ZFM”, finalizou.