Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Deputados suspeitam de espionagem contra oposição e jornalistas independentes

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado levaram o caso ao Ministério Público para investigação

Deputados suspeitam de espionagem contra oposição e jornalistas independentes

O guardião, o poderoso aparelho de escuta do governo do Amazonas caiu em desuso com o advento de aplicativos como WhatsApp, que cifra conversas e mensagens. Mas há outros instrumentos muito mais modernos que os deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas suspeitam que estejam sendo largamente utilizados para espionar a oposição e jornalistas independentes. Por isso encaminharam ao Ministério Público uma solicitação para que sejam auditados os aparelhos utilizados pela Secretaria Adjunta de Inteligência (Seai). Para Wilker é preciso separar muito claramente inteligência de Estado da inteligência ide governo. A primeira serve à sociedade; a segunda a interesses nada republicanos dos governantes.

 

O velho araponga

Por falar em espionagem, tem gente antiga, em cargos importantes no serviço público, que não perdeu a mania de gravar conversas, mesmo quando elas ocorrem em OFF com jornalistas – estes obrigados, por força da profissão, de preservar as fontes. Um dever, também, dos agentes pagos pelo cidadão – os servidores públicos, independentemente da função que ocupem. 

 

Fontes in off

A suspeita da invasão de privacidade no telefone de jornalistas independentes e políticos de oposição  ganhou força na semana passada. Ao saber que poderiam ser espionados, fontes do governo, agora, evitam falar por mensagens de aplicativos sobre denúncias da gestão. O medo não é só de perder o cargo ou ser perseguido, mas envolve outros temores…