Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Desaparecidos no Amazonas são tema de exposição no Centro

Mostra Fotográfica exibe casos de desaparecidos no Estado. O ato é uma realização do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID)

Desaparecidos no Amazonas são tema de exposição no Centro

(Divulgação/MP-AM)

Com imagens de adultos, adolescentes e crianças desaparecidas, a I Mostra Fotográfica de Pessoas Desaparecidas no Amazonas acontece na tarde desta quarta-feira, 4, com a presença de familiares, no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. 

Veja também: Bebê é sequestrado e família pede apoio para encontrá-lo

O ato é uma realização do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e ocorre das 16h às 20h, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas (SEC).

Segundo o MP-AM, a mostra ocorrerá a cada dois meses com a presença das famílias das pessoas desaparecidas no evento com o objetivo de conscientizar a população acerca do problema que é o desaparecimento de pessoas.

PLID

Atualmente, o programa 258 sindicâncias em andamento, das quais 105 são de pessoas desaparecidas e 153 de pessoas localizadas com indicação de desaparecimento, incluindo corpos não reclamados e não identificados.

De janeiro de 2019 a janeiro de 2020, o PLID instaurou 568 sindicâncias, das quais 354 foram finalizadas. Somente com a atuação exclusiva do PLID, foram localizadas 37 famílias, cujo parente (vivo ou morto) apresentava-se desaparecido aos seus familiares.

“Somente através desse banco de dados que foi criado com o PLID que será possível se fazer um diagnóstico das causas, dos locais onde mais ocorrem os desaparecimentos na cidade de Manaus. E é importante para isso a participação da população tanto para ajudar a localizar essas pessoas cujas famílias sofrem mas também é muito importante que se conscientize a população que o desaparecimento é um problema que deve ter a ajuda da polícia”, destaca a Promotora Lucíola Valois.

Processo inicial de procura

Todo processo inicial de procura por um desaparecido começa nas delegacias de polícia com o registro de um Boletim de Ocorrência (BO). Os casos são encaminhados ao Núcleo do MPAM para o início das investigações concomitantemente ao trabalho da Polícia. No portal do MPAM existe um link orientando quem precisa localizar um parente desaparecido, dentro do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID).
https://www.mpam.mp.br/home-plid

Lei 13.812/2019

A Lei 13.812, de 16 de março de 2019 determina que a busca da pessoa desaparecida, criança, adolescente ou adulto, deve ser prioridade do estado e, portanto, há uma união de forças para que a rede de identificação atue de forma efetiva e eficiente.

Menino Erlon

Entre os casos, está a do menino Erlon Gabriel Dias Costa, de 2 anos, que está desaparecido desde o dia 6 de fevereiro deste ano, após sumir misteriosamente enquanto brincava no pátio da casa da família, no bairro Tarumã-Açú, na zona Oeste de Manaus.

Erlon está desaparecido desde quinta-feira, 6 de fevereiro de 2019. (Divulgação)

Erlon está desaparecido desde quinta-feira, 6 de fevereiro de 2019. (Divulgação)

Inúmeras buscas pela criança já foram realizas tanto pela polícia, quanto por parentes, amigos e populares. No entanto, até o momento, o bebê não foi encontrado. 

Para quem tiver informações sobre o paradeiro da criança ou de outros desaparecidos, denúncias podem ser feitas diretamente no prédio da Depca, na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona Centro-Sul, ou também por meio do número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP).

(*) Com informações da assessoria