Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Desembargadora suspende CPI da Educação; Josué Neto diz que vai recorrer

A justificativa para a suspensão é a de que a instalação da CPI da Educação na Casa Legislativa ocorreu de forma abusiva

Desembargadora suspende CPI da Educação; Josué Neto diz que vai recorrer

Montagem: Portal AM1

A desembargadora Joana Meirelles, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), suspendeu, na noite dessa quinta-feira, 16, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Educação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com a justificativa de que a instalação do processo ocorreu de forma abusiva.

Leia mais: Ao aprovar contratos da Seduc, TCE invalida objeto da CPI da Educação na Aleam

A decisão atende a um Mandado de Segurança – com pedido de concessão de medida liminar – interposto pelo deputado Augusto Ferraz (DEM) contra o presidente da Casa Legislativa, deputado Josué Neto (PRTB), que teria usado um requerimento do ano passado, com assinatura de Ferraz, para abertura da CPI.

“A instalação da CPI ocorreu de forma abusiva, notadamente porque o art. 168, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Amazonas determina que proposição não votada até o encerramento da legislatura é arquivada, exceto os requerimentos que são arquivados ao final de cada sessão legislativa”, argumenta a desembargadora.

Leia mais: Abertura de CPI da Educação é aprovada na Assembleia Legislativa

O presidente da Aleam, por sua vez, afirmou, nesta sexta-feira, 17, que a situação já está sendo analisada pela Procuradoria da Casa e disse, também, que as ações estão sendo tomadas conforme a Constituição.