Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cenário

Desembargadores escolhem Jorge Lins como novo presidente do TRE-AM

Desembargador Jorge Lins foi escolhido como presidente do TRE-AM e a desembargadora Carla Reis será a vice-presidente

Desembargadores escolhem Jorge Lins como novo presidente do TRE-AM

Foto: Chico Batata

Manaus/AM – Os desembargadores que compõem o Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizaram, na sessão desta terça-feira (29), a votação para escolha de membros efetivos do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), na classe dos magistrados – desembargadores.

Para o próximo biênio (2022-2024), o colegiado escolheu o desembargador Jorge Lins, para o cargo de presidente; e a desembargadora Carla Reis, que assumirá como vice-presidente e corregedora da Corte Eleitoral amazonense. Os dois receberam 22 votos cada, nas duas votações realizadas.

A escolha de membros para compor os Tribunais Regionais Eleitorais ocorre “mediante eleição, pelo voto secreto”, como previsto na Constituição da República (artigo 120, inciso I), por essa razão não foi proposta a aclamação do desembargador Jorge Lins, único inscrito para a vaga de presidente, conforme explicação do presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub, durante a sessão do Tribunal Pleno.

Leia mais: TRE abre vagas para juízes eleitorais em Manaus e Humaitá

Logo após abrir a sessão, o presidente inverteu a pauta e iniciou os trabalhos com a votação dos dois processos administrativos, o primeiro com vaga decorrente do término do biênio do desembargador Jorge Manoel Lopes Lins – atual vice-presidente/corregedor do TRE/AM – pelo Edital n.º 07/2022. Para essa vaga, foi eleita a desembargadora Carla Reis (o desembargador Elci Simões desistiu de concorrer).

No segundo processo, cuja vaga decorre do fim do biênio do desembargador Wellington José de Araújo, foi escolhido o desembargador Jorge Lins.

Leia mais: Tribunal Superior Eleitoral atende Bolsonaro e proíbe manifestações políticas no Lollapalooza

Os magistrados eleitos agradeceram aos colegas pela escolha. “Tenho certeza que faremos uma boa gestão”, disse Jorge Lins ainda na sessão do Pleno.

O desembargador Wellington Araújo, atual presidente do TRE/AM, parabenizou os colegas escolhidos e desejou uma boa eleição para o ano corrente. A posse dos novos dirigentes deverá ocorrer no início de maio, embora a data e local ainda serão informados.