Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Destaques

Mantendo tradição, PT diverge sobre candidatura

Mantendo tradição, PT diverge sobre candidatura

Com um nome competitivo para a eleição a prefeito de Manaus, segundo as últimas pesquisas eleitorais, o Partido dos Trabalhadores (PT), no Amazonas, não consegue um consenso sobre o candidato da legenda a prefeito da capital, como vem ocorrendo consecutivamente nos pleitos anteriores.

Quarto lugar na última eleição à prefeitura, o deputado federal José Ricardo, hoje, empareda com outros dois nomes o primeiro lugar na disputa pelo cargo. Apesar disso, o partido apresentou nos últimos seis meses mais dois nomes: o vereador Sassá da Construção Civil, em maio, e nesta semana, o deputado estadual Sinésio Campos se autodenominou candidato ao mesmo cargo.

Se considerar as últimas quatro eleições municipais, o PT nunca esteve tão perto de vencer um cargo majoritário em Manaus. Além da mal sucedida campanha de 2016, o PT entrou na coligação de Vanessa Grazziotin, que perdeu no segundo turno das eleições; em 2008, o partido lançou o ex-deputado federal Francisco Praciano, mas ficou em quarto lugar, e na eleição anterior, 2004, a sigla amargou o terceiro lugar na coligação de Grazzition.

Zé minimiza

Procurado para comentar a repentina candidatura do colega de partido, Sinésio Campos, a prefeito de Manaus, José Ricardo tirou por menos: “No PT é muito comum ter mais de um pré-candidato. Não vejo problema, isso faz parte da dinâmica do partido da democracia petista”, disse.

Proximidade

Além da entrada de Sinésio Campos na disputa pela prefeitura, o meio político comentou, nesta segunda-feira, 11, a proximidade do vereador Chico Preto (PMN) ao grupo ligado ao governo do Estado. Chico busca viabilizar uma candidatura majoritária.

 

Confira a segunda parte da Coluna Cenário desta terça-feira, 12.

(*) Publicada, simultaneamente, na Coluna Claro&Escuro do Jornal Diário do Amazonas