Manaus, 26 de junho de 2024
×
Manaus, 26 de junho de 2024

Cenário

Dia dos namorados: e-commerce é a saída para quem não tem tempo de caçar um bom presente em lojas físicas

O Portal AM1 conversou com casais manauaras para saber como preferem comprar o presente para o seu amor.

Dia dos namorados: e-commerce é a saída para quem não tem tempo de caçar um bom presente em lojas físicas

(Foto: Divulgação/ Freepik)

Manaus (AM) – Os casais apaixonados no Brasil, há tempos que no dia 12 de junho, celebram o Dia dos Namorados. A data mais que especial serve para presentear o amado ou a amada com um mimo. E quando o tempo é curto para procurar o presente, é melhor recorrer ao comércio eletrônico como uma solução prática e eficiente a fim de tornar o dia a dia mais livre, quer seja das filas ou até mesmo do trânsito.

O dilema de encontrar o presente perfeito se destaca entre os apaixonados de Manaus.

O Portal AM1 conversou com alguns casais para conferir suas preferências de compras e descobrir o critério de pesquisas para o presente ideal em meio aos outros afazeres. Pesquisas apontam uma crescente tendência em direção ao e-commerce, impulsionada pela necessidade de conveniência e eficiência.

Para Augusto Costa, de 59 anos e Paula Lopes, de 53, eternos namorados, que estão há 25 anos juntos, ainda preferem realizar suas compras presencialmente. Segundo eles, é mais romântico sair juntos para escolher o presente. Um espaço físico oferece mais opções de escolha e possibilidade de negociar os preços, pedir descontos e já sair com o produto em mãos.

(Foto: Acervo pessoal)

 

“Preferimos ir ao local comprar os presentes. Além de ser mais romântico sair juntos para comprar. Podemos ter mais opções para escolher os presentes e até pechinchar nos preços”, disse Augusto.

Por outro lado, Jurema Souza, de 27 anos e o namorado Renan Maia, de 29 anos, preferem as compras on-line. Os jovens universitários acreditam que há mais variedades de opções nas plataformas. Porém, não negam que a negociação presencial permite uma busca ampla e flexível, além de evitar a limitação imposta pelos filtros de busca on-line.

“On-line é muito complicado, porque a gente quer opções e on-line a gente acaba meio que se prendendo a filtros, tênis, blusa, relógio. É muito limitado. Já o presencial tradicional a gente vai andando, vai buscando, pesquisando, vendo o que as pessoas já têm. Então o presencial acaba sendo o melhor nas escolhas”, frisou Jurema.

Opiniões divergentes também são encontradas entre Beatriz Lopes, de 19 anos, e Mayke de Sá, ambos atuam na área da Comunicação Social.

Beatriz diz que lhe sobra pouco tempo livre e opta pelo e-commerce. Mayke; porém, prefere a compra em loja física, pois é preocupado com a qualidade do produto. Além disso, para ele, a opção de escolher os objetos após avaliar, pessoalmente, traz maior sensação de segurança.

(Foto: acervo pessoal)

“Eu, que disponho de pouco tempo livre, prefiro a compra on-line. Já o Mayke prefere comprar direto nas lojas físicas, pois é desconfiado e quer conferir a qualidade do produto e também não tem paciência para aguardar a entrega”, disse Beatriz.

Pesquisa Fecomércio

Além das preferências individuais, uma pesquisa conduzida pela Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM) trouxe opiniões sobre os padrões de compra para o Dia dos Namorados.

Entre os entrevistados, os consumidores disseram que desejam investir 32% do que ganham, podendo chegar entre R$ 151 e R$ 250, e 14% declarando um orçamento de até R$ 80.

Embora a maioria (83%) dos entrevistados prefira lojas físicas, o comércio digital está em ascensão, com 13% optando por compras on-line. Dentre estes, 45% planejam adquirir presentes em sites e lojas virtuais, enquanto 33% preferem o Instagram como plataforma de compra. WhatsApp e Facebook também aparecem como opções para 11% dos entrevistados.

 

LEIA MAIS: