Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Diariamente, veículos descumprem decreto na Ponte Rio Negro

Está autorizado, apenas, o transporte de trabalhadores em situação de urgência e emergência e de serviços essenciais, como o transporte de cargas

Diariamente, veículos descumprem decreto na Ponte Rio Negro

(Foto: Márcio Silva/ Amazonas1)

Desde o último dia 8 de abril, o tráfego de veículos na Ponte Rio Negro que liga Manaus a diversos municípios do Amazonas está limitado.

Apenas o transporte de serviços essenciais, como o transporte de cargas, e de trabalhadores têm autorização para trafegar na ponte.

No entanto, alguns veículos não autorizados tentam fazer a travessia diariamente.

Segundo a tenente Silvia, da Polícia Militar, os veículos descumprem o decreto diariamente.

“Em média, estamos pegando seis carros por dia, pessoal fazendo transporte de pessoas, geralmente com três, quatro pessoas dentro”, afirmou a tenente.

O decreto publicado no último dia 5 de abril proíbe o transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, e é mais uma forma de combater a proliferação do novo coronavírus no Amazonas.

 

(Foto: Márcio Silva/ Amazoans1)

Participam da operação: o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam).

Segundo o Detran, no caso do descumprimento do decreto governamental, o condutor é autuado em flagrante e levado até a delegacia onde serão feitos os procedimentos criminais, por infringir o Artigo 268 do Código Penal, que descreve a desobediência ao decreto como “infração de medida sanitária preventiva” e prevê detenção de um mês a um ano.

Ainda segundo o órgão, fica a cargo da polícia decidir se o veículo vai ficar ou não apreendido.

 

Saiba mais em:

Amazonas proíbe transporte de passageiros na rodovias