Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Dilma é eleita Mulher Economista do ano

Atual presidente do Banco do Brics, Dilma Rousseff foi escolhida pelo Conselho Federal de Economia

Dilma é eleita Mulher Economista do ano

Foto: Mário de Fina/ Getty Images

PAÍS – Dilma Rousseff, que atualmente ocupa a presidência do Banco do Brics, foi designada como a Mulher Economista de 2023 pelo Sistema Cofecon/Corecons, uma união entre o Conselho Federal de Economia e os Conselhos Regionais de Economia. Os premiantes justificaram que escolheram Dilma Rousseff por sua significativa contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país ao longo de sua carreira. A afirmação foi durante a 729ª Plenária Ordinária do Cofecon, realizada no último sábado (9).

O Brics é um bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul a qual Dilma Rousseff assumiu em março deste ano.

Segundo o conselho, “a premiação marca não apenas a celebração do mérito da economista, mas também destaca a importância de reconhecer e valorizar as mulheres que desempenham papéis relevantes na promoção do desenvolvimento com responsabilidade social”.

“A escolha de Dilma Rousseff como a Mulher Economista de 2023 reflete o reconhecimento do seu legado e expertise no campo econômico. Bem como seu papel fundamental na formulação e implementação de políticas que moldaram a trajetória econômica do Brasil”, diz o conselho, em nota.

O Diário Do Poder diz que o prêmio foi lançado em 2020 e que até o momento, apenas mulheres ligadas ao PT foram agraciadas. Já levaram o prêmio as economistas Denise Lobato Gentil e Esther Dweck, ambas professoras associadas do Instituto de Economia da UFRJ. A saber, Dweck inclusive é a atual ministra da Gestão e Inovação de Lula.

Por fim, outro ponto, este levantado pelo Estado de Minas, diz que nos anos em que esteve à frente do Planalto, de 2011 a 2016, o PIB (Produto Interno Bruto) retraiu em dois anos consecutivos: 3,6% em 2015 e 3,3% no ano seguinte. Outrossim, també houve o episódio relacionado as ‘pedaladas fiscais’, que resultou no seu impeachment

Confira as vencedoras das edições anteriores além de Dilma: 

2022 – Tania Bacelar

2021 – Esther Dweck

2020 – Denise Lobato Gentil

 

(*) Com informações da Agência Brasil, Diário do Poder e Estado de Minas.

 

LEIA MAIS: