Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Brasil

Diretor do Detran é preso por suspeita de liderar organização criminosa em SP

A organização utilizava todo o sistema do Detran, por meio de senhas especiais, sempre de funcionários com cargos de diretoria

Diretor do Detran é preso por suspeita de liderar organização criminosa em SP

Foto: Reprodução

Luiz Augusto Quintas, diretor técnico do Detran de São Paulo, foi preso nesta quarta-feira (26) em sua cobertura de luxo, por comandar uma organização criminosa. Tal organização fraudava documentações de veículos, alterava dados no sistema e fazia lavagem de dinheiro. No local, foram apreendidos R$ 142 mil em espécie e um cheque de R$ 500 mil; além de réplicas de armas de fogo e uma arma verdadeira com munições.

Leia mais: Neymar comparece ao tribunal para julgamento de fraude e corrupção

A organização utilizava todo o sistema do Detran, por meio de senhas especiais, sempre de funcionários com cargos de diretoria.

As investigações iniciaram após uma funcionária, de Bauru, ser alertada sobre alterações ilegais feitas com a sua senha. Com isso, os policiais descobriram que na tentativa de despistar, os criminosos também usavam senhas de funcionários com cargos de diretoria de outras cidades.

Além de Luiz Augusto – três despachantes que não tiveram os nomes divulgados – também foram presos. Eles eram responsáveis por subir a documentação.

Um policial militar identificado como Luiz Martinelli também foi preso durante a operação. Ele era responsável por atrair clientes para o grupo.

De acordo com com as investigações, a organização vem agindo desde 2019. Os cinco já foram afastados de suas funções e estão presos provisoriamente. Eles devem passar por audiência de custódia e podem responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.

Leia mais: MP registra denúncias de violação do sigilo do voto e corrupção eleitoral no AM

O caso ainda segue em investigação para prender os demais envolvidos.