Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Diretora da FVS-AM Rosemary Pinto morre vítima de covid-19

Ela era epidemiologista de carreira da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e atuava há 25 anos na área

Diretora da FVS-AM Rosemary Pinto morre vítima de covid-19

Foto: Rodrigo-Santos_Secom

Morreu na tarde desta sexta-feira (22), a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) Rosemary Costa Pinto, por complicações decorrentes da covid-19. Ela foi diagnostica com a doença no dia 5 de janeiro deste ano.

Leia mais: Diretora-presidente da FVS-AM é diagnosticada com covid-19

Em nota, o Governo do Amazonas lamentou o falecimento da diretora, que era farmacêutica bioquímica por formação.

“Durante toda a pandemia da covid-19 foi uma das bússolas do Amazonas na interpretação dos dados da pandemia no Estado.”, diz.

O prefeito de Manaus, David Almeida, também emitiu nota lamentando  a morte da diretora-presidente da Fundação.

“Perdemos uma guerreira incansável, que estava na linha de frente, desde o ano passado, na luta contra este terrível vírus, que a cada dia destrói inúmeras famílias pelo mundo. Em nome da Prefeitura de Manaus, dos servidores e de toda Manaus, rogo a Deus para que a receba em sua eterna morada, e seja, neste momento tão triste, o conforto da família e dos amigos”, declarou David, que irá decretar luto oficial de três dias pela morte da farmacêutica.

Rosemary Costa Pinto era epidemiologista de carreira da FVS e atuava há 25 anos na área. Ela juntamente com um grupo formado por sanitaristas, epidemiologistas, infectologistas, entre outros profissionais da área de Saúde, foi uma das idealizadoras da criação da Fundação de Vigilância do Estado.