Manaus, 29 de abril de 2025
×
Manaus, 29 de abril de 2025

Cenário

Disputa pela reitoria da UFAM será decidida no 2º turno entre Marcão e Tanara

Ao todo, 33.877 membros da comunidade universitária estavam aptos a votar.

Disputa pela reitoria da UFAM será decidida no 2º turno entre Marcão e Tanara

Disputa pela reitoria da UFAM será decidida no 2º turno entre Marcão e Tanara (Foto: Reprodução/Redes Sociais ufamarcao & tanaral)

Manaus (AM) – A escolha da nova reitoria da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) será definida em segundo turno entre o professor Marcão, da chapa 25, e a professora Tanara, da chapa 57.

As chapas “Por uma UFAM que Humaniza, Inclui e Transforma”, liderada por Marco Antônio de Freitas Mendonça, conhecido como professor Marcão, e “Mudança”, encabeçada pela professora Tanara Lauschner, seguem na disputa.

A chapa 57 – “Mudança!”, formada pela candidata a reitora, professora Tanara, e pelo candidato a vice-reitor, professor Geone Maia Corrêa – obteve 5.229 votos, o equivalente a 33,22% do total.

Já a chapa 25 – “Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma”, com o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça como candidato a reitor e o professor Armando Araújo de Souza Júnior como vice, registrou 3.451 votos, representando 33,27%.

Nas redes sociais, ambas as chapas se pronunciaram agradecendo os votos e intensificando a disputa rumo ao segundo turno. “Por isso, vamos agora para o segundo turno, prontos para mostrar cada vez mais nossas propostas para uma universidade melhor para toda a comunidade acadêmica”, publicou a candidata Tanara em suas redes sociais.

Já o professor Marcão Freitas também comemorou o desempenho obtido no primeiro turno. “Juntos provamos que a Chapa 25 – Marcão e Armando representa o futuro que queremos para a UFAM. Agora é hora de irmos ainda mais fortes para o segundo turno!”, escreveu em publicação.

O primeiro turno, realizado na segunda-feira (7), das 8h às 20h, contabilizou 12.924 votos: 1.605 de docentes, 1.235 de Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs) e 9.881 de discentes. Também foram registrados 108 votos em branco e 95 nulos. Ao todo, 33.877 membros da comunidade universitária estavam aptos a votar. Confira a apuração:

A votação on-line do segundo turno ocorrerá no dia 14 de abril, das 8h às 20h, abrangendo os seis campi da UFAM: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins. O processo manterá os mesmos procedimentos e regimento eleitoral adotados no primeiro turno. Veja a distribuição de votos por chapa no 1º turno:

  • A chapa 23 – “Somos mais UFAM”, com o professor Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues como candidato a reitor e o professor Carlos Lamarão Pereira como vice, recebeu 1.666 votos, o equivalente a 12,91% do total.
  • A chapa 35 – “UFAM Karuana”, liderada pela professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe como candidata a reitora e o professor Sérgio Augusto Freire de Souza como vice, somou 775 votos, o que representa 8,15%.
  • A chapa 57 – “Mudança!”, com a professora Tanara Lauschner na candidatura à reitoria e o professor Geone Maia Corrêa como vice, obteve 5.229 votos, ou seja, 33,22%.
  • A chapa 04 – “A UFAM do futuro começa hoje”, composta pela professora Adriana Malheiro Alle Marie como candidata a reitora e o professor Plínio José Cavalcante Monteiro como vice, garantiu 1.397 votos, o equivalente a 12,46% do total.
  • A chapa 25 – “Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma”, com o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça como candidato a reitor e o professor Armando Araújo de Souza Júnior como vice, conquistou 3.451 votos, o que representa 33,27%.

 

LEIA MAIS: