Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Cultura

Documentário ‘Thiago de Mello – Vida e Obra’ será lançado em homenagem aos 95 anos do poeta

Live de lançamento será apresentada pelo escritor Tenório Telles, atual presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em parceria com a professora e filósofa Neiza Teixeira, editora da Valer

Documentário ‘Thiago de Mello – Vida e Obra’ será lançado em homenagem aos 95 anos do poeta

Foto: Alex Pazuello

MANAUS, AM – Na quinta-feira (8), às 15h (horário de Manaus) ocorrerá a transmissão da live de lançamento do documentário em homenagem ao escritor amazonense Thiago de Mello; transmissão será pela pagina da editora Valer no Facebook. Quem vai apresentar a live de lançamento será o escritor Tenório Telles, atual presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em parceria com a professora e filósofa Neiza Teixeira, editora da Valer.

Amadeu Thiago de Mello, nascido em 31 de março de 1926, no munícipio de Barreirinha (AM), é um escritor e tradutor renomado, conhecido por ser um dos poetas mais influentes e respeitados do Brasil, Thiago é reconhecido como um ícone da literatura amazonense.

É autor de livros reconhecidos mundialmente, como “Faz escuro, mas eu canto”, “Silêncio e palavra”, “Manaus, amor e memória”, entre outros. Além de escritor, exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende.

O poeta tornou-se nacionalmente conhecido na década de 1960 como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos, e manifestou em sua poesia o seu repúdio ao autoritarismo e à repressão. Depois do exílio político, voltou ao Brasil em 1978. Ao lado do cantor e compositor Sérgio Ricardo, participou do show “Faz Escuro Mas Eu Canto”, dirigido pelo cronista Flávio Rangel. Ainda em 1978, retorna para a cidade de Barreirinhas, no Amazonas. Em abril de 1985, o poema “Os Estatutos do Homem”, de 1977, foi musicado por Cláudio Santoro, e abriu a temporada de concertos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

Thiago tem uma grande história na literatura regional e foi pensando em uma forma de homenagear o escritor, que a Editora Valer decidiu produzir um documentário em homenagem aos 95 anos do poeta.

“Preparamos um documentário riquíssimo em homenagem ao aniversário de 95 anos do nosso querido poeta e autor de brilhantes obras como ‘Estatuto do Homem’ e ‘Silêncio e Palavra'”, relataram.

O documentário foi intitulado de “Thiago de Mello – Vida e Obra” e o lançamento pode ser acompanhado ao vivo no link: faceboook.com/editoravaler.

A live contará com a participação do poeta e editor, Tenório Telles. O escritor amazonense nasceu no município de Anori (AM), Tenório é um estudioso da Amazônia, dedica-se ao estudo da literatura que é produzida na região, sobre a qual publicou livros e artigos. Mestre em Literatura e Crítica Literária, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pesquisa sobre ‘O sagrado na lírica de Murilo Mendes’, atualmente realiza estudos de doutoramento na mesma Universidade.

Sobre Tenório Telles

Fez a graduação em Letras na Universidade Federal do Amazonas, onde igualmente bacharelou-se em Direito. É autor de A derrota do mito, Canção da esperança & outros poemas, Viver, Introdução à literatura brasileira, Poesia e poetas do Amazonas e Antologia do conto do Amazonas (ambos em parceria com o escritor Marcos Frederico Krüger), Clube da Madrugada – presença modernista no Amazonas, Estudos de literatura do Amazonas (com Antônio Paulo Graça), Renovação e Prelúdio coral. Foi coordenador editorial da Valer Editora, sendo o responsável, com Isaac Maciel, pela reedição de centenas de obras fundamentais da literatura regional e da história, mitologia, sociologia e antropologia da Amazônia.

Sobre Neiza Teixeira

Neiza Teixeira é doutora em Filosofia pela Universidade do Porto/Portugal. É autora de artigos publicados no Brasil, Portugal, Espanha (Catálogo do Museu de Cáceres) e Alemanha. É autora do livro “Para aquém ou para além de nós: uma contribuição do pensamento “primitivo” ou “bárbaro” para o pensar do futuro”. Atualmente, é coordenadora editorial da editora Valer.