Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Dois pacientes de Parintins são transferidos de UTI aérea para Manaus

Com as novas remoções, chega a 12 o número de pacientes transferidos para a capital pela UTI aérea, entre suspeitos e confirmados de Covid-19

Dois pacientes de Parintins são transferidos de UTI aérea para Manaus

(Foto: Divulgação)

Dois pacientes de Parintins com suspeita do novo coronavírus já foram transferidos, por meio de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea, na tarde desta sexta-feira (10), para Manaus. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Segundo a pasta, eles receberam os primeiros cuidados no município e o quadro de saúde é considerado estável. 

Ainda de acordo com a Susam, as outras duas pessoas de Parintins que também precisam de atendimento médico devem ser removidas para a capital ainda hoje. Eles serão internados no Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, na zona Norte. A transferência imediata dos quatros pacientes foi determinada pela Justiça, após ação movida pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) contra a Susam.

“Com as novas remoções, chega a 12 o número de pacientes transferidos para a capital pela UTI aérea, entre suspeitos e confirmados de Covid-19”, diz a secretaria. 

Segundo a Susam, o Estado dispõe de três aeronaves com UTI exclusivas para casos da doença, que são utilizadas de acordo com a necessidade de cada caso e a distância do município de origem do paciente. Cada aeronave está equipada com todo o aparato necessário para realizar os atendimentos e tem capacidade para transportar até dois pacientes.

O fluxo de transferência específico criado para atender casos do novo coronavírus envolve também transporte rodoviário e fluvial. Nos municípios de Itacoatiara e Manacapuru, como o acesso é terrestre, foram disponibilizadas ambulâncias exclusivas para a remoção de pacientes. Outras duas ambulâncias ficam de prontidão em Manaus para fazer o deslocamento de quem chega por via fluvial.

 

(*) Com informações da assessoria