Manaus (AM) – Iniciado no último sábado (4), o serviço de dragagem emergencial do rio Madeira deve facilitar o escoamento de cargas e produtos da região, assim como o transporte de pessoas no Amazonas. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão responsável pela obra, a dragagem segue em ritmo acelerado para ser entregue entre 30 e 45 dias.
O serviço começou após pedido do governador Wilson Lima ao Governo Federal para dar suporte ao Amazonas com o agravamento da estiagem. A dragagem é um processo que ajuda a retirar os sedimentos – como terra, areia, rochas e lixo – dos rios, garantindo a segurança no tráfego das embarcações.
Como acordado entre o governo do estado e governo federal, a região do Tabocal, entre Manaus e o município de Itacoatiara, terá uma extensão de 12 quilômetros e custará R$ 100 milhões aos cofres públicos.
“Com o início da dragagem na enseada do rio Madeira, temos o segundo ponto que estrangulava a passagem de navios sendo trabalhado. As dragas presentes do rio Madeira são duplas, o que permite desassorear o fundo do rio mais rapidamente. Ao fim dos serviços, esperamos que, a partir da segunda quinzena de novembro, nós já tenhamos navios chegando a Manaus”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa.
Atualmente, o serviço de dragagem também está sendo realizado no rio Solimões ao longo de 8 quilômetros de extensão, entre os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant. Realizado pelo DNIT, o serviço terá custo de R$ 38 milhões.
Na esfera estadual, a Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) é a responsável por alinhar a comunicação com outros órgãos e o Governo Federal.
Apoio
No dia 4 de outubro, durante visita do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, o governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu a garantia de repasse de R$ 138 milhões do Governo Federal para a dragagem dos rios Solimões e Madeira.
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