Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Duas mortes por dengue e oropouche são confirmadas em Manaus

Até o dia 3 de fevereiro, o informe contabiliza 820 casos de dengue, confirmados por critérios laboratoriais, clínicos e/ou clínico-epidemiológicos; dois de zika; e 672 de oropouche.

Duas mortes por dengue e oropouche são confirmadas em Manaus

(Foto: Tânia Rego/ABr)

Manaus (AM) – Uma morte por dengue foi confirmada nesta terça-feira (6) na capital amazonense pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Trata-se de uma criança de 2 anos, ocorrido no dia 25 de dezembro, segundo o Informe Epidemiológico de Arboviroses, com dados da Semana Epidemiológica de 28 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano. Três óbitos estão ainda sendo investigados.

O novo informe traz 11 casos de dengue, confirmados por critérios laboratoriais, clínicos e/ou clínico-epidemiológicos. Outros 393 casos suspeitos foram notificados, estando 2.012 hoje em investigação.

A Semsa reforça as ações de vigilância, prevenção e controle das doenças e reitera o alerta à população para a importância das medidas preventivas e para atenção aos casos suspeitos, após a confirmação de dois óbitos relacionados a infecções por arbovírus.

Conforme a publicação, estão em investigação 12 casos suspeitos de zika, que não teve novos casos notificados ou confirmados no período avaliado. De chikungunya, foram notificados sete casos e outros 30 estão em investigação. Não há novos casos confirmados da doença.

O semanário epidemiológico traz, ainda, 163 novos casos de oropouche, confirmados por critério laboratorial, mediante exame diferencial realizado em casos suspeitos de infecção por dengue. Foi confirmado ainda um óbito com coinfecção pela doença, de uma adolescente de 15 anos, ocorrida no dia 26 de janeiro. Não há casos ou óbitos em investigação pela arbovirose.

Da febre mayaro, segundo a publicação, não há casos e nem óbitos notificados, confirmados ou em investigação. O informe não indica números de casos notificados dessa arbovirose ou da oropouche, em razão de não serem agravos de notificação obrigatória.

Neste ano, até o dia 3 de fevereiro, o informe contabiliza 820 casos de dengue, confirmados por critérios laboratoriais, clínicos e/ou clínico-epidemiológicos; dois de zika; e 672 de oropouche. Não há registro de casos confirmados de chikungunya ou mayaro no período.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: