Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Durango afirma que deputados não fazem nada, e parlamentares se irritam

A Assembleia Legislativa do Amazonas emitiu nota de repúdio, nesta quinta, onde rebate as críticas do empresário

Durango afirma que deputados não fazem nada, e parlamentares se irritam

Foto: reprodução

MANAUS/AM- As declarações ácidas do pesquisador e publicitário Durango Duarte em relação à “falta” de atuação dos deputados na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) provocaram reações de políticos amazonenses, que repudiaram os ataques.  

Em entrevista a um jornal local, nesta semana, Durango afirmou que a Assembleia Legislativa tem problema “de pouca entrega” frente à quantidade de despesa paga com dinheiro do contribuinte e, que, ao longo dos anos, o deputado perdeu o seu papel político. 

“Como os deputados não têm muito o que fazer, eles distribuem títulos, medalhas de ouro e não sei o quê, até para mim já me deram o Título de Cidadão do Amazonas”, debochou. “Aí, o que acontece, o deputado perdeu o papel dele, que seria de propor, discutir orçamento e entre outras questões”, completou.

Vale mencionar que o empresário, nascido no Rio Grande do Sul, recebeu o título do Poder Legislativo, em 2019, a pedido do ex-deputado Josué Neto. Em uma rede social, o atual conselheiro do Tribunal de Conta do Amazonas (TCE-AM) rebateu o comentário. 

“As declarações do Pesquisador Durango não fazem ataques à mim. Fazem ataques ao povo do Amazonas. O deboche e o desdém de receber um título de cidadão do Amazonas é uma afronta ao povo e ao Estado que o acolheu”, escreveu.

Em outro trecho da entrevista, Durango chegou a afirmar que a Assembleia Legislativa é uma instituição que, caso não existisse, não faria a menor diferença para a população. O deputado Sinésio Campos (PT) também reagiu às falas do empresário: “seria trágico se não fosse cômico”.

“Eu valorizo essa Casa e jamais darei margem para quem gostaria de sentar na nossa cadeira dizendo que resolveria os problemas do mundo. Faço questão de prestar contas e fazemos nosso trabalho, porque gostamos. O nosso mandato dar [dá] respostas à sociedade, se assim não fosse, eu seria o primeiro a renunciar”, disparou o petista durante sessão parlamentar, realizada na quarta-feira (19).

Nota de repúdio

Já nesta quinta-feira (20), o atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), emitiu uma nota de repúdio, na qual rebateu as declarações “ofensivas e desrespeitosas” de Durango Duarte.

“O Legislativo é o mais democrático e representativo entre os Três Poderes. No Amazonas, estado com dimensões continentais e que tem Manaus como uma cidade-estado, é historicamente o poder que ecoa as necessidades dos municípios do interior”, começou a nota.

O texto cita que o Poder Legislativo aprovou cerca de R$ 160 milhões do FTI para atender o interior e que foram destinados outros R$ 76 milhões em emendas impositivas para as áreas de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania e Assistência Social.

“A Assembleia Legislativa lamenta o posicionamento do publicitário, que foi tão bem recebido e acolhido em nossa terra, tendo, inclusive, recebido o título de Cidadão do Amazonas, e que, mesmo assim, desdenha do trabalho sério e comprometido que esta Casa desenvolve, na representatividade do povo amazonense”, finalizou Cidades, no comunicado.

Pode perder título

Após debochar do título que recebeu na Aleam, o deputado Fausto Junior (MDB) deu entrada, nesta quinta-feira, em um projeto que pede a revogação da honraria concedida a Durango Duarte. Para o parlamentar, ele desrespeitou a instituição e tudo que ela representa.

“Esse tipo de posicionamento é lamentável, principalmente partindo de uma pessoa que recebeu o título que o torna parte do Estado. Mas se ela debocha e desrespeita a instituição, não merece essa honraria!”, declarou o parlamentar.