Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

‘É preciso que a ANAC fiscalize a Vinci Airports’, pede Sinésio em Brasília

Deputado estadual viajou até a capital federal para cobrar do ministro dos portos e aeroportos a solução para os problemas do transporte aéreo no Amazonas

‘É preciso que a ANAC fiscalize a Vinci Airports’, pede Sinésio em Brasília

Sinésio Campos é deputado estadual pelo PT do Amazonas. Foto: Reprodução

Brasília (DF) – Na tarde da última terça-feira (19), o deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) participou de uma reunião no Ministério dos Portos e Aeroportos, em Brasília, para abordar as questões relacionadas ao transporte aéreo no Amazonas. A informação passada pela assessoria do parlamentar é de que a reunião (entre seus temas) tratava-se de um pedido para que servidores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) se instalassem no aeroporto internacional assim como a gestão do aeroporto de Flores, conhecido como aeroclube.

A reunião foi presidida pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, e contou com a participação do secretário nacional de Aviação Juliano Noman, além de representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Imagem colorida mostra Sinésio em reunião

Sinésio em reunião em Brasília com ministros. Foto: Divulgação

Sinésio ressaltou, por meio de sua assessoria, que a reunião deveria ter ocorrido na segunda-feira (18), mas foi remarcada por problemas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que não permitiu a decolagem de aviões das 4h da manhã até o meio-dia. O Amazonas1 noticiou as reclamações feitas em uma rede social por Sinésio Campos.

O deputado afirmou que o foco da discussão foi a gestão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, gerido pela empresa Vinci Airports. Sinésio levou ao conhecimento do ministério diversas falhas na prestação do serviço, como o fechamento precoce do aeroporto; reclamações dos permissionários que possuem lojas no local; excesso de goteiras no saguão e a ausência de representantes da empresa no aeroporto para prestar esclarecimentos sobre o problema.

O parlamentar sugeriu a presença da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no aeroporto, além de cobrar a reativação do “Eduardinho”, aeroporto regional anexado ao Eduardo Gomes que está desativado.

O ministro Silvio Costa afirmou que o governo federal incluiu no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a reestruturação e construção de 120 aeroportos no Brasil, e que o Amazonas será o estado com maior número de projetos contemplados, com pelo menos 10 obras previstas.

Em relação às denúncias referentes à Vinci Airports, Silvio Costa afirmou que vai acionar a ANAC para acompanhar o caso e, se for necessário, notificará a empresa para esclarecimentos.

“Tivemos uma reunião muito produtiva no Ministério. Em Manaus, temos mais um caso em que a privatização não deu certo. É preciso que a ANAC fiscalize a Vinci Airports, para que a população não sofra transtornos com cancelamento de voos – o que ocorre frequentemente”, declarou Sinésio Campos.

LEIA MAIS: