Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Sinésio diz que gestão do aeroporto Eduardo Gomes está ‘entregue às baratas’

Deputado mostrou descontentamento com a Vinci Airports após ter um voo cancelado nesta segunda (18). Empresa diz que não é companhia aérea e não é seu dever comunicar passageiros sobre atrasos e cancelamentos.

Sinésio diz que gestão do aeroporto Eduardo Gomes está ‘entregue às baratas’

Sinésio Campos gravou um vídeo indignado falando sobre a gestão do aeroporto Eduaro Gomes. Foto: Reprodução/ Instagram

Manaus (AM) – O deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) publicou um vídeo em uma rede social em que critica a gestão privada do aeroporto internacional Eduardo Gomes em Manaus.

Segundo ele, viagens foram canceladas na madrugada desta segunda (18) e a Vinci Airports, responsável pela administração do aeroporto, não teria dado nenhuma satisfação aos passageiros que aguardavam uma resposta ao cancelamento.

“Hoje, 3h40 da manhã, teríamos um voô para Brasília, porém é mais um que foi cancelado. Essa empresa, Vinci Airports, que na verdade deveria ter alguém aqui para prestar esclarecimento: portas fechadas. Não existe ninguém da ANAC [Agência Nacional de Aviação], muito menos da Vinci Airports, que ganhou a licitação para prestar um serviço de qualidade. O aeroporto Eduardo Gomes, internacional de Manaus, está entregue as baratas”, disse Sinésio.

Sinésio destacou ainda que a pista do aeroporto está em reforma, e que a situação piora ainda com isso. “Essa empresa, na verdade, não tem condições nenhuma de operar aqui neste aeroporto. É uma vergonha. Não tem ninguém para prestar informações. E aqui, vocês estão percebendo aqui, não existe ninguém, nenhum funcionário dessa empresa, para esclarecer a real situação. Uma pista de pouso que estão alegando, que está em reforma, na verdade não justifica esse abandono em pleno período natalino em pleno final de ano”, justificou Sinésio.

O Portal AM1 entrou em contado com a empresa Vinci Airports para saber o que justifica o atraso nos voos e também os pontos levantados pelo deputado no vídeo.

Por meio de nota, a empresa disse que uma forte neblina atrasou alguns voos e que a empresa não é responsável pela comunicação aos passageiros. Sobre as reformas, a Vinci Airports diz que está realizando melhorias para o atendimento. Veja a nota na íntegra:

NOTA AEROPORTO DE MANAUS

O Aeroporto de Manaus informa que, devido às condições climáticas adversas, ocasionadas pela neblina, 08 voos tiveram de ser reprogramados na madrugada desta segunda-feira (18). Não houve cancelamento de voos.

Em caso de atrasos, cancelamentos e reprogramações de voos as companhias aéreas seguem as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que estabelece inúmeros procedimentos, incluindo a comunicação aos passageiros sobre o que está acontecendo com o voo e o que será feito posteriormente. Os aeroportos não são responsáveis por esta comunicação.

Sobre as obras na pista do Aeroporto de Manaus, foram amplamente divulgadas a necessidade e a urgência das melhorias em infraestrutura, além de fazerem parte de contrato de concessão com a ANAC. O desafio foi planejar e elaborar um cronograma de obras que tivessem o menor impacto em um aeroporto que funciona 24 horas. Por este motivo, as obras são faseadas e estão acontecendo das 4h às 12h, utilizando sempre o período de menor frequência de voos para assegurar o fluxo de passageiros na capital do Estado.

O cronograma de obras foi definido com antecedência e em alinhamento com as companhias aéreas e diversas outras associações e entidades envolvidas. Com isto, os voos foram remanejados e nenhum foi cancelado em decorrência das obras. O planejamento continua sendo fielmente cumprido para honrar os prazos conforme divulgados ainda em 2022. Esta fase da obra na pista tem previsão de término já em 8 de janeiro de 2024.

LEIA MAIS: