Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Deputados mostram preocupação com Infraero administrando aeroclube de Manaus

Portaria do governo federal publicada na semana passada colocou a empresa pública para administrar, operar e explorar o Aeródromo de Manaus.

Deputados mostram preocupação com Infraero administrando aeroclube de Manaus

Manaus (AM) – A outorga da administração, operação e exploração do aeroporto de Flores, em Manaus (AM), conhecido popularmente como Aeroclube, para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) tem gerado a reclamação de vários deputados estaduais do Amazonas desde que a portaria nº 514 do Ministério de Portos e Aeroportos foi publicada na segunda-feira, 27 de novembro de 2023, no Diário Oficial da União. Para a maioria dos deputados, esse aeroporto tem uma função social importante para a população e para o Estado. Com a Infraero à frente, alguns deputados alegam que isto iria burocratizar alguns procedimentos importantes como a transferência de pessoas doentes e de urnas eletrônicas para o interior, por exemplo.

O assunto foi levado a tona novamente nesta quarta-feira (5) pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos). Em plenário o deputado alegou que este aeroporto é importante principalmente para o interior do estado.

“Uma vez que o Eduardo Gomes foi privatizado, nós estamos enfrentando uma dificuldade tamanha. Se quisermos, exemplo, de um avião decolar do aeroporto [Eduardo Gomes] para Tabatinga, não conseguimos pousar.  Temos que pousar na hora prevista da abertura e do fechamento, e isso fica inviável nesse estado gigantesco, nesse estado país que estamos. Já não temos as estradas. A estiagem está aí. E agora para fechar o pacote, o Aeroclube.”, disse João Luiz nesta terça (5).

Na sessão ordinária do dia 30 de novembro, O deputado Sinésio Campos (PT) suscitou o tema, criticando a forma como a autorização foi feita pelo Ministério. “Fomos surpreendidos pela decisão do ministro de portos e aeroportos e me causou estranheza a forma como foi conduzida. É o momento de levarmos a sério o transporte aéreo, lembrando o papel social do Aeroclube, que é o único que forma pilotos, comissários de bordo e atende de forma eficiente os deslocamentos no nosso estado que tem distâncias continentais”, afirmou.

Na ocasião, também foi concedida uma cessão de tempo, requerida pelo deputado Sinésio Campos, ao presidente do Aeroclube do Amazonas (ACA), Luiz Mário Peixoto, para discorrer sobre a atuação e importância do Aeroclube nas mais diversas áreas.

 

LEIA MAIS