Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Economia

Amazon joga produtos novos no lixo; entenda motivo

Produtos não vendidos pela Amazon, incluindo brinquedos, livros e até cafeteiras, são incinerados ou jogados em depósito de lixo no país.

Amazon joga produtos novos no lixo; entenda motivo

Amazon joga produtos novos no lixo; entenda motivo (Foto: Reprodução)

Uma das maiores empresas de comércio eletrônico, a Amazon voltou aos holofotes recentemente por uma de suas práticas, divulgada pelo canal de televisão francês M6. A rede mostrou que produtos não vendidos pela Amazon, incluindo brinquedos, livros e até cafeteiras, são incinerados ou jogados em depósito de lixo no país.

Amazon joga produtos novos no lixo; entenda motivo (Foto: Reprodução)

As imagens foram obtidas por um jornalista que se infiltrou na companhia com uma câmera escondida. “Se os produtos não são vendidos, a Amazon oferece aos vendedores duas opções: ou eles retiram as mercadorias ou são destruídas”, explica o jornalista Guillaume Cahour, responsável pela descoberta.

A empresa justifica que faz “o possível” para diminuir o número de produtos que devem ser devolvidos. “Para produtos que não podem ser revendidos, trabalhamos com organizações como a Solidarity Giving e o Food Bank para que sejam entregues a pessoas que necessitam”, explica, justificando ainda que o destino dos produtos é de responsabilidade dos próprios vendedores.

Jogar fora é mais barato

A reportagem mostra ainda que empresas do setor acabam descartando os produtos porque devolvê-los a seus locais de origem custaria mais do que jogá-los fora. Doar um produto também não é viável, porque a companhia teria que pagar impostos para realizar as doações.

*Informações retiradas do Yahoo