Pela primeira vez, o comércio de Manaus terá um Dia das Mães com as portas fechadas. No entanto, as medidas restritivas impostas por causa da pandemia da Covid-19, despertaram em muitos empreendedores a criatividade para superar a crise.
Um desses casos, é o da microempresária Rafaela Carvalho, proprietária da doceria LuLu Pães & Doces, localizada no bairro Vieiralves Zona Centro-Sul da cidade.
A doceria que existe a seis anos, pela primeira vez não poderá atender os clientes em uma das datas mais movimentadas para o comércio.
“A gente tava acostumado a receber clientes na loja. Então a gente se antecipou, e aí já lançamos as cestas do Dia das Mães, que acabou que a gente lançou dois modelos de cestas, sendo uma média e a outra grande, com todos os itens da loja, e aí se o cliente quiser fazer alguma alteração, a gente cria conforme o cliente tá querendo”, disse Rafaela.
Além de criar um produto específico para o Dia das Mães, com entrega por meio de delivery, a doceria também criou um serviço de drive-thru, em que os os clientes fazem o pedido com antecedência e podem consumir dentro do carro no estacionamento do estabelecimento.
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“A gente tá buscando todos os meios de se reinventar. Criamos o drive-thru, porque a nossa estrutura já dava pra isso, só que antes disso era só um simples estacionamento. E com tudo isso começamos a criar estratégias de marketing e vendas, para que eles não corressem nenhum risco e ai criamos essa”, explicou a proprietária.
Segundo ela, tanto as cestas, quanto a criação do drive-thru, são ideias que estão fazendo sucesso entre os clientes e permitindo que o empreendimento continue funcionando mesmo em meio à crise.
Já a microempresária, Lívia Andreza, teve que fechar a loja de confecções que tinha há mais de um ano, por causa da pandemia, e agora tem uma loja virtual no Instagram, chamada @GarotadaModaOnline.
“A loja está vendendo muito mais online, do que quando era física. Recebemos muitos pedidos para o Dia das Mães, as pessoas estão tendo que comprar on-line e as nossas vendas aumentaram muito”, afirmou.
Equilíbrio em meio à crise
Segundo a Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a crise provocada pelo novo coronavírus vai acarretar uma queda histórica, no volume de vendas do varejo, nesse Dia das Mães.
A estimativa é de um encolhimento de quase 60% do faturamento.
Diante desse cenário, o presidente da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota, afirma que todo o comércio está preocupado com o futuro da economia, mas é preciso agir com serenidade para manter o equilíbrio nos negócios.
“Precisamos de serenidade para tomar as decisões mais acertadas possíveis, e precisamos naturalmente equilibrar nossos negócios, porque no momento que as empresas se desequilibram, as empresas podem vir a fechar e se inicia um doloroso processo de desemprego, que é uma das coisas que mais nos preocupa, e que mais nós queremos evitar”, disse.
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