Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cidades

Educação: AM conquista sua melhor nota no Ideb desde o início da avaliação

O sistema educacional do estado se tornou o 8º melhor do país, mesmo durante a pandemia.

Educação: AM conquista sua melhor nota no Ideb desde o início da avaliação

As rematrículas vão de 15 de dezembro a 3 de janeiro (Foto: Divulgação/Seduc)

MANAUS – A educação do Amazonas avançou quatro posições no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e alcançou a melhor nota desde que o exame começou a ser realizado no Brasil. O avanço se deu mesmo durante a pandemia de Covid-19.

Os dados foram divulgados nessa sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e referem-se ao ano de 2021. O sistema educacional do estado se tornou o 8º melhor do país, maior que a avaliação anterior, feita em 2019.

O Ensino Médio do Amazonas é nota 3,6 no Ideb de 2021. O índice é o maior já obtido pela rede pública estadual de ensino e é referente aos trabalhos educacionais realizados pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) no período pandêmico.

Leia mais: Educação indígena em tempos de pandemia é desafiante, dizem educadores

A nota do Ideb é composta pelos dados de aprovação escolar, obtidos pelo Censo Escolar, e das médias do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A série histórica de resultados – iniciada em 2007 – mostra que, atualmente, a educação básica do estado está em seu melhor desempenho. Em 2019, o Amazonas ocupava a 12ª posição.

Os resultados referentes a 2021 mostram que a rede ultrapassou as metas definidas para o Ideb do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, por exemplo, e se aproximou da meta do Ensino Médio definida pelo MEC, mesmo diante da pandemia. Especialistas educacionais previam que o desempenho dos estudantes poderia retroceder em mais de uma década devido à pandemia.

Ações da Seduc

A Secretaria de Educação (Seduc) planejou e implementou, desde 2019, uma série de ações que visaram minimizar os impactos causados na educação no período pandêmico.

Entre elas estão o projeto “Aula em Casa”, que ofertava aulas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e transmitidas por diferentes plataformas digitais e pela TV aberta, por meio da parceria com a TV Encontro das Águas

Os estudantes também recebiam alimentação por meio do “Merenda em Casa”, além do acompanhamento direcionado de professores, pedagogos e diretores escolares.

(*) Com informações do site Segundo a Segundo