Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Educação financeira pode virar disciplina em escolas do AM

O projeto visa educar e orientar jovens para que, desde cedo, eles saibam lidar com suas finanças.

Educação financeira pode virar disciplina em escolas do AM

PL de educação financeira em escolas (Foto: Reprodução/ unsplash)

Manaus (AM)- Com o número alto de inadimplentes no Brasil, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira (6), o Projeto de Lei (PL) que institui educação financeira nas escolas da rede pública estadual.

A proposta é de autoria dos deputados Dr. George Lins (UB) e Débora Menezes (PL), e agora vai para a sanção do governador Wilson Lima (UB).

Conforme a matéria, a implantação de cursos nas escolas ficará a cargo da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O objetivo de ofertar cursos voltados à temática é para que, desde cedo, os jovens saibam lidar e organizar suas finanças e assim o Amazonas diminuir o alto índice de endividados, segundo Débora.

“Desde cedo, um jovem, por exemplo, saberá como organizar as suas finanças, para que serve e como fazer um planejamento orçamentário individual ou familiar, além de despertar para o empreendedorismo e a economia criativa, e principalmente entender as relações de consumo”, frisa.

A ideia, de acordo com o PL,  é que os cursos sejam ofertados no contraturno escolar, de acordo com cronograma aprovado pela Seduc, e devem abordar os temas: matemática financeira, taxa de juros e inflação; relações de consumo; planejamento orçamentário individual e familiar; aplicações financeiras, empreendedorismo e economia criativa.

LEIA MAIS: