Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Política

Eleição para presidente do TRE-AM será no próximo dia 30

Os dois nomes cotados para assumir o TRE-AM são dos desembargadores Elci Simões e Wellington Araújo; votação será feita pelo pleno do TJAM, de forma secreta

Eleição para presidente do TRE-AM será no próximo dia 30

Foto: Reprodução

Manaus/AM – A eleição para definir quem comandará o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) deverá acontecer no próximo dia 30. O órgão era presidido pelo desembargador Aristóteles Thury, que faleceu vítima da covid-19, no dia 14 de fevereiro.

A vaga está sendo preenchida pela juíza convocada, Dra. Mirza Telma Cunha. 

Os dois nomes cotados para assumir o Tribunal são dos desembargadores Elci Simões e Wellington Araújo. A votação será feita pelo pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), de forma secreta.

A Corte também possui outra vaga em aberto, devido a aposentadoria compulsória do desembargador Sabino Marques, após completar 75 anos. Inclusive, encerra nesta sexta-feira (19) o prazo para inscrição dos nomes interessados na vaga dele.

Desfalques

No início do mês, o Portal AM1 mostrou que o Tribunal de Justiça, que deve ter total de 26 desembargadores, está com desfalque de quatro magistrados. Isso porque, além do falecimento de Thury e aposentadoria de Sabino Marques, o desembargador Djalma Martins da Costa também se aposentou no dia 23 de fevereiro deste ano.

Leia mais: Sabino Marques se aposenta hoje e TJAM terá desfalque de quatro desembargadores

E, também, está afastada, desde 2016, a desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado, que foi um dos foi um dos alvos da segunda fase da Operação ‘La Muralla’, deflagrada pela Polícia Federal, na época. Encarnação é suspeita de vender alvarás de soltura para traficantes.