Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Eleições 2020

Com Amazonino liderando intenções de voto, disputa pelo 2º lugar afunila em Manaus

Amazonino tem 28,8% das intenções de voto para prefeito de Manaus em nova pesquisa publicada pelo site Direto ao Ponto, em parceria com o Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN)

Com Amazonino liderando intenções de voto, disputa pelo 2º lugar afunila em Manaus

Fotos: Reprodução

A segunda pesquisa eleitoral realizada pelo site Direto ao Ponto, em parceria com o Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN), mostra que o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) continua na liderança, com 28,8% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura de Manaus, e indica a briga para ver quem segue no segundo turno  das eleições de 2020.

Logo atrás de Amazonino, vem David Almeida (Avante), com 13% e o Capitão Alberto Neto (Republicanos) com 8,6%. Ambos integram a ala da direita na capital amazonense.

Leia mais: Amazonino e David Almeida lideram nova pesquisa para prefeito de Manaus

Em quarto lugar, aparece José Ricardo com 5,9%, seguido de Alfredo Nascimento – com 5%. Josué Neto aparece com 3,6% das intenções de voto, seguido do vice-prefeito Marcos Rotta – com 3,4%.

Coronel Menezes aparece com 2,6%, Débora Mafra com 2,4%, Ricardo Nicolau com 2%, Romero Reis com 1,6% e Chico Preto com 1,3% das intenções de voto.

Pessoas que não votariam em nenhum dos candidatos acima correspondem a 15,4% e 6,4% não souberam responder.

Vale ressaltar, que durante a pesquisa, o PSC – partido da pré-candidata Delegada Débora Mafra, declinou da candidatura majoritária e decidiu não lançar candidato no pleito deste ano.

Segundo cenário

Em um segundo cenário, com menos candidatos, Amazonino continua aparecendo em primeiro lugar com 29,7% dos votos, seguido de David Almeida com 14,6% e pelo Capitão Alberto Neto com 9,9% das intenções de voto.

Em seguida, temos Alfredo Nascimento, com 6,6% e José Ricardo com 6,3%.

Com 3% das intenções de voto, aparece Coronel Menezes, seguido de Ricardo Nicolau com 2,5% e de Romero Reis com apenas 1,8% das intenções de voto.

16,6% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos e 9% não souberam responder.

Rejeição

A pesquisa também verificou o percentual de rejeição entre os pré-candidatos à Prefeitura de Manaus.

Segundo os dados apurados, Alfredo Nascimento é o que aparece com maior índice de rejeição, ou seja, de pessoas que dizem que não votariam no candidato de jeito nenhum. A rejeição apontada para cada candidato é:

Alfredo Nascimento com 13,3%, Marcos Rotta com 11%, Amazonino com 10,7% e Chico Preto com 10,4%.

Abaixo dos dois dígitos, temos José Ricardo com 7,2%, Josué Neto com 7,1%, Romero Reis com 6,8%, Ricardo Nicolau com 6,3% e David Almeida com 6%.

Entre os menos rejeitados, temos a Delegada Débora Mafra com 4,2%, Coronel Alfredo Menezes com 3,4% e Capitão Alberto Neto com 3%.

4% não rejeitam nenhum dos candidatos e 3,6% rejeitam todos os candidatos. E 3% não sabem ou não responderam.

Pesquisa

Durante a pesquisa, foram entrevistados 1.000 eleitores em todas as Zonas de Manaus, entre os dias 18 a 25 de agosto deste ano. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais e ela está registrada no TSE sob o número AM-06914/2020.

(*) Com informações do Direto ao Ponto