Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Eleições 2020

Pesquisa Action aponta vitória de Amazonino Mendes no 1º e 2º turno

Na simulação 1, Amazonino tem 42,7% das intenções de votos em um eventual segundo turno com o ex-deputado estadual David Almeida, que aparece com 35%

Pesquisa Action aponta vitória de Amazonino Mendes no 1º e 2º turno

Foto: Divulgação

O pré-candidato Amazonino Mendes (Podemos) se mantém como favorito na corrida pela Prefeitura de Manaus, conforme mostra pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (09). Se as eleições fossem hoje, o ex-governador caminharia para 2º turno e venceria a disputa com folga em cinco cenários elaborados pelo Instituto de Pesquisa Action.

“Na nossa opinião, a experiência de Amazonino Mendes, assim como do segundo lugar David Almeida, são requisitos que estão em alta, porque os dois candidatos não só continuam liderando as pesquisas de intenções de votos, mas percebe-se um movimento de crescimento de ambos. No entanto, o destaque é para o ex-governador Amazonino”, comentou o cientista político e um dos executores da pesquisa, Afrânio Soares.

Leia mais: Convenções partidárias chegam à semana de decisões para definir candidatos

Simulações

Na simulação 1, Amazonino tem 42,7% das intenções de votos em um eventual segundo turno com o ex-deputado estadual David Almeida (Avante), que aparece com 35%. Nesse cenário, o candidato do Podemos venceria com sete pontos de vantagem.

A pesquisa também mostra que 5,8% não souberam ou não responderam. Enquanto, brancos e nulos somaram 16,6%.

Levando em consideração a simulação 2, o pré-candidato Amazonino aparece com 51,8% da preferência para prefeito de Manaus, quase o triplo de vantagem sobre Capitão Alberto Neto (Republicanos), que registraria 18,4%. Já na simulação 3, o ex-governador derrotaria o pré-candidato José Ricardo (PT) por 52,6% contra 15,6%.

Na penúltima simulação proposta pela pesquisa do instituto, Amazonino tem 53,7% das intenções de votos e o ex-senador Alfredo Nascimento (PL), 11,3%. Se o embate no segundo turno fosse contra Ricardo Nicolau (PSD), Amazonino venceria com 55,6%. Nesse cenário 5, o deputado estadual teria 13% dos votos.

Com isso, o representante do Podemos derrotaria qualquer um dos outros quatro candidatos com percentual acima de 50% e nenhum deles teria nem 20% dos votos, em um eventual segundo turno.

David Almeida

A pesquisa também considerou se o Avante de David Almeida fosse para o segundo turno. Num contexto sem Amazonino, o ex-deputado venceria nos três cenários elaborados pelo instituto. Na simulação 1, Almeida teria 39,5% das intenções de votos em um eventual segundo turno com o capitão Alberto Neto, que aparece com 22,8%.

Na simulação 2, David Almeida derrotaria José Ricardo por 43,7% contra 15,2%. Já em um eventual segundo turno entre o candidato do Avante com Alfredo Nascimento, Almeida teria 45,8% e Nascimento 13,2%.

Intenções

Nessa pesquisa de opinião, Amazonino Mendes tem 31,8% seguido de David Almeida com 18,1 %, Capitão Alberto Neto, 6,9%; José Ricardo, 6,2%; Marcos Rotta (DEM), 3,3%; Ricardo Nicolau, 3,2%; Alfredo Nascimento, 3,0%; Chico Preto (DC), 2,3% e Coronel Alfredo Menezes (Patriota), 2,1%.

Os demais pré-candidatos seguiriam com percentuais abaixo de 1,0%. A pesquisa  mostra, ainda, que 8,9% não souberam e 10,9% responderam Brancos e Nulos.

Foram ouvidas 900 pessoas em Manaus no dia 3 de setembro com margem de erro de 3,3% para mais ou menos. A pesquisa está registrada sob o número AM-00451/2020.