Convenções partidárias chegam à semana de decisões para definir candidatos - Amazonas1
28 de novembro de 2020
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Convenções partidárias chegam à semana de decisões para definir candidatos

Nesta quarta-feira, Marcos Rotta entrou como vice na chapa de David Almeida e é esperado para dia 16 a convenção do Podemos de Amazonino Mendes

Convenções partidárias chegam à semana de decisões para definir candidatos
Foto: Reprodução

As convenções partidárias – que vão definir as coligações e escolher os candidatos a prefeito e vereadores nas eleições municipais – estão a todo vapor no Amazonas. Enquanto o Avante de David Almeida e o Pt de José Ricardo se mobilizam para realizar, ainda esta semana, a maioria dos partidos decidiram deixar para o último dia do prazo das convenções o anúncio das chapas e apoios.

O cientista político Israel Pinheiro explica que as convenções partidárias têm a ver com o processo democrático do País, sendo o momento crucial para que os partidos definham seus candidatos. “Como eles tendem a ter composições e grupos internos que estão em disputas, é o momento que se deve entrar em um consenso de quem são os potenciais candidatos”.

Ainda na leitura do especialista, as últimas definições de chapas e apoios desses partidos podem trazer muitas surpresas à disputa eleitoral, principalmente no cargo majoritário.

“Isso porque, até o último dia, pode haver viradas com candidatos que estavam mais cotados não serem indicados e nomes menos cotados ganharem destaque. Essa é a importância da convenção partidária, por ser o momento de exercício de debate político para poder desenvolver um programa e plataforma para as eleições propondo a legitimação dos candidatos, sendo a cara e o rosto do partido”.

Avante

Na manhã desta quarta-feira (9), o pré-candidato e presidente estadual do Avante, David Almeida confirmou seu nome a prefeito e o de Marcos Rotta de pré-candidato a vice. A aliança entre David e o atual vice-prefeito foi firmada em uma reunião à portas fechadas na noite de ontem (8), com o presidente estadual do DEM, Pauderney Avelino.

Leia mais: ‘São duas pessoas com pontos em comum’, diz Rotta ao confirmar seu nome como vice de David Almeida

A convenção partidária do Avante será nesta quinta-feira (10) a partir das 17h30, no estacionamento do Espaço Via Torres, na avenida das Torres. Antes estava marcada para terça, mas segundo especulações, a mudança na data de convenção do Avante ocorreu porque David queria encaixar Rotta na chapa, todavia, Pauderney ainda não teria batido o martelo até a realização da reunião.

Vale lembrar que nas últimas pesquisas eleitorais para prefeitura, David Almeida tem aparecido como um forte oponente ao ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), que lidera as intenções de votos. Os dois pré-candidatos têm se mantido no ranking de preferência da população na disputa à Prefeitura de Manaus e podem disputar o segundo turno.

Leia mais: Perspectiva mostra 2º turno indefinido entre Amazonino e David em Manaus

DEM, PSC e MDB

Apoiando o Avante de David Almeida, a convenção do DEM está marcada para esta quinta (10) em formado drive-in.

Já  a do PSC  foi marcada para sexta-feira (11), ocasião em que serão oficializados os nomes dos 62 candidatos que concorrem à Câmara Municipal de Manaus. Neste ano, o partido – que elegeu o governador  Wilson Lima – declarou que não vai apoiar nenhum dos candidatos ao cargo majoritário.

A convenção começa às 14h no Hotel Intercity Manaus, na rua Prof. Márciano Armond, 544, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul.

Para o sábado (12), o MDB do senador Eduardo Braga, marcou a data para realizar o evento. A convenção partidária será realizada das 9 às 17 horas na sede do partido, no Parque Dez. Há rumores de que a sigla estaria próxima de Amazonino Mendes (Podemos) e na convenção deve ser oficializado o apoio ao ex-governador. A presença de Braga foi confirmada no evento.

PT

A candidatura do deputado federal José Ricardo (PT) à prefeitura de Manaus deve ser confirmada no próximo domingo (13). Segundo informações do partido, o evento será realizado no formato semipresencial, das 9h às 12h, Rua Ferreira Pena 1316, que fica no Centro da capital.

Com isso, é esperada apenas a presença da executiva, candidaturas e dirigentes dos partidos da aliança, enquanto os filiados e militância poderão acompanhar via Facebook e plataforma zoom.

Até agora, o único partido de esquerda que anunciou apoio ao candidato do PT foi a Rede Sustentabilidade (Rede), do ex-deputado estadual e ex-secretário de Educação Luiz Castro.

Já o PCdoB confirmou, no domingo (6), o advogado Marcelo Amil como candidato a prefeito e a professora Dora Brasil como vice.

Leia mais: Marcelo Amil é confirmado pelo PCdoB como candidato a prefeito de Manaus

Podemos

O Podemos anunciou que a convenção partidária será realizada no dia 16 de setembro, data-limite para que as siglas realizem o evento em formato virtual ou presencial, atendendo às recomendações de saúde para evitar a propagação da covid-19.

Segundo o partido, a convenção será realizada das 9h às 17h, na Rua dos Banibas, nº 2, Conjunto Parque Tropical, Bairro Parque 10 de Novembro. Na ocasião, será confirmado o nome de Amazonino Mendes como candidato a prefeito de Manaus, do vice e dos candidatos a vereador na eleição deste ano.

Leia mais: Eleições 2020: vice de Amazonino será anunciado pelo Podemos no dia 16

Nos bastidores, o médico e ex-secretário Francisco Deodato é dado como certo para ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada pelo ex-governador. Filiado no Podemos, Deodato pediu exoneração do cargo de assessor técnico de Amazonino em julho deste ano, ficando em condições de disputar as eleições municipais.

Todavia, segundo informações, o próprio presidente estadual da sigla, o deputado Wilker Barreto, também estaria de olho nesse posto. Procurado pela reportagem, Barreto não atendeu às ligações. Já a assessoria do partido, disse que “a decisão só será tomada antes da convenção do dia 16 ou até mesmo na data do evento”.

PL, PSDB, Patriotas e PRTB

Além do Podemos, as siglas do PL de Alfredo Nascimento, PSDB, do prefeito Artur Neto e o Progressistas, do Átila Lins, devem realizar as convenções só no dia 16, prazo limite para o evento.

Também deixou para última hora, o Patriota que traz a chapa encabeçada pelo coronel Menezes, após adiar o encontro, previsto anteriormente para o sábado, dia 12.

Começou a circular a informação de que o PRTB do deputado estadual Josué Neto irá desistir da cabeça de chapa para indicar o deputado estadual Fausto Júnior como vice na chapa do pré-candidato Cel. Menezes, do Patrioatas.

Leia mais: Alfredo Menezes é o pré-candidato do Patriota nas eleições 2020

“A mudança ocorreu por uma questão de estratégia para uma maior análise dos nomes para possíveis alianças e a definição do vice do coronel Menezes”, explicou o deputado Felipe Souza, presidente estadual do Patriota. O anúncio do adiamento foi feito na terça.

Os eleitores filiadores estão convocados a participar do evento, que será realizado no Jevian Festas e Eventos, rua Rio Javari, 778, no bairro Vieiralves, com início às 9h e encerramento às 13h.

Com o encerramento do período das convenções partidárias, o especialista político ouvido pela reportagem destaca que os trabalhos para eleger o candidato que representará o partido ‘começam’ agora.

“O fim das convenções pode ser visto como o final da primeira etapa, já que os trabalhos para eleger o candidato começam também nesse momento, porque daí passa a ter um processo de organização das atas para que elas transitem no TRE e se tornem legítimas”, finalizou Israel Pinheiro.

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading