Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Eleições 2020

Primeiro debate na TV será sem Chico Preto e Gilberto Vasconcelos

O debate será realizado às 21h30 desta quinta-feira na Band Amazonas. A conversa, porém, contará com a presença de nove, dos 11 candidatos que concorrem o pleito eleitoral

Primeiro debate na TV será sem Chico Preto e Gilberto Vasconcelos

Foto: Reprodução

O primeiro debate ao vivo entre os candidatos à Prefeitura de Manaus será nesta quinta-feira (1º), às 21h30, na TV Band Amazonas. A conversa, porém, contará com a presença de nove, dos 11 candidatos que concorrem o pleito eleitoral, ficando de fora Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).

Participarão do debate os candidatos Alfredo Nascimento (PL), Amazonino Mendes (Podemos), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Menezes (Patriota), David Almeida (Avante) José Ricardo (PT), Marcelo Amil (PCdoB), Romero Reis (Novo) e Ricardo Nicolau (PSD).

Eleições

Em nota enviada à imprensa, Gilberto Vasconcelos afirma que foi excluído do debate sem sequer receber uma justificativa. O próprio PSTU, legenda do candidato, também repudiou o caso e considerou “essa postura da emissora extremamente antidemocrática”.

Leia mais: Romero Mendonça pode ter candidatura à reeleição barrada pela Justiça Eleitoral

“A não participação de todos os candidatos impede que seus programas e propostas sejam conhecidas. Gilberto, por exemplo, vem defendendo a organização de Conselhos Populares, onde os trabalhadores possam debater e resolver os graves problemas sociais da cidade. A população tem o direito de conhecer todos os candidatos e fazer suas escolhas de forma consciente”, diz trecho da nota.

Já o vereador Chico Preto, por meio de vídeo em suas redes sociais, se mostrou indignado com a posição da emissora. Assim como Gilberto Vasconcelos, ele afirmou não ter sido informado de que não seria convidado para o debate.

“A Band Amazonas deixou claro que todos os candidatos participariam do debate. O que fez a emissora mudar de postura menos de 48 horas antes do programa? O que está acontecendo? Tem pressão por trás? São influências ou é o receio de que um candidato independente participe do debate?”, indagou o candidato.

O 1º debate da eleição para prefeito de Manaus.

Publicado por ᑕᕼIᑕO ᑭᖇETO em Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

‘Critérios Eleitorais’

A Band Amazonas, por sua vez, disse que a decisão é baseada na legislação eleitoral, visto que “o critério para a participação de debates é que o partido ou coligação tenha mais de cinco representantes no congresso nacional. O que não é o caso dos candidatos Chico Preto do DC e do candidato Gilberto Vasconcelos do PSTU”.

Leia mais: Eleição municipal tem o menor número de candidatos em três décadas

A emissora afirmou, ainda, que todos receberam a ata da reunião realizada em 28 de agosto para tratar do debate nesta quinta.

“Lamentamos a ausência dos candidatos Chico Preto e Gilberto Vasconcelos no debate da Band Amazonas. Sabemos da importância da participação de todos. Porém, estamos cumprindo a legislação eleitoral, para ser mais claro, o critério para a participação de debates é que o partido ou coligação tenha mais de cinco representantes no congresso nacional. O que não é o caso dos candidatos Chico Preto do DC e do candidato Gilberto Vasconcelos do PSTU. Todos receberam a ata da reunião que tratou do debate”, diz a nota da Band Amazonas.