Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Eleitor não terá direito ao voto se insistir em ficar sem máscara, alerta TRE-AM

Aristóteles Thury esclareceu que o direito ao voto é algo primordial, mas neste momento de pandemia, o direito à saúde do coletivo deve ser prioridade

Eleitor não terá direito ao voto se insistir em ficar sem máscara, alerta TRE-AM

Foto: TRE-AM

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, foi taxativo em dizer que o eleitor não poderá votar se insistir em não usar máscara e descumprir medidas de segurança sanitária contra a covid-19. A declaração ocorreu na primeira coletiva de imprensa realizada na manhã deste domingo (15), duas horas após a abertura da votação.

O desembargador esclareceu que o direito ao voto é algo primordial, porém, neste momento de pandemia, o direito à saúde do coletivo deve ser prioridade.

“Nós não podemos cercear o direito ao voto, o direito à cidadania, mas se ele (eleitor) insistir em não obedecer ao distanciamento social, ele não vai poder votar. Sem máscara, ninguém será admitido de votar. Neste caso, a saúde dos outros é muito mais importante que a dele. Ele vai ser proibido de adentrar o ambiente de votação”, afirmou o presidente do TRE.

Balanço

Até o momento, 13 urnas foram substituídas no Estado, sendo seis trocadas ainda na noite do sábado (14) e mais sete, que apresentaram problemas na manhã de hoje.

O TRE-AM acredita que a eleição vai ocorrer normalmente, sem atrasos, com a apuração iniciando logo após o fim do horário de votação.

A expectativa é que 95% da apuração esteja concluída até uma hora após o fechamento das urnas. O Tribunal conta com 380 operadores de transmissão que vão trabalhar na apuração diretamente das escolas.