Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Manchete

Em 30 dias de governo, gestão de Amazonino sofre primeiro inquérito do MP

Em 30 dias de governo, gestão de Amazonino sofre primeiro inquérito do MP

Amazonino Mendes reuniu-se, nesta quarta-feira, 8, com o secretariado para fazer o balanço de sua gestão (Secom)

Da Redação

O Ministério Público do Estado (MP-AM) abriu o Inquérito Civil 005.2017.000032, no dia 1o. deste mês, contra as condições de funcionamento do Hospital Delphina Rinald Abdel Aziz, na zona Norte de Manaus. O inquérito é oriundo de denúncias de pacientes que tentaram atendimento no hospital e  relataram que os procedimentos cirúrgicos estão paralisados. 

Há 36 dias no cargo, o governador Amazonino Mendes (PDT) sofre a primeira investigação em sua gestão oriunda de órgão fiscalizador pelo mau atendimento prestado à população. Amazonino escolheu para comandar a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), um amigo pessoal, Francisco Deodato. 

A abertura do inquérito foi publicada no Diário Oficial do MP-AM, no último dia 6 de novembro, por meio da Portaria 2017/0000071849.54 da Promotoria de  Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (58ª PRODHSP). A promotora Cláudia Maria Raposo da Câmara é quem ficará a cargo das investigações.

Denúncias

Nesta semana, o Amazonas1 recebeu e-mails de pacientes do hospital que denunciaram a paralisação da realização de cirurgias no Hospital Delphina Aziz, informação que foi negada pela Secretaria de Estado de Saúde.

Os usuários do hospital relataram que a paralisação dos procedimentos ocorreu por conta da falta de pagamento à cooperativa que administra parte do pronto-socorro. Eles disseram que setores importantes do hospital, como a Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) , a enfermaria e o centro cirúrgico foram fechados.  

Resposta

Sobre a investigação do funcionamento do Hospital e Pronto-Socorro   Delphina Abdel Aziz, o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), responsável pela gestão da instituição, informou que  não foi notificando sobre o inquérito e, por esse motivo, “não pode se manifestar sobre o mesmo”. O Imed ressaltou que “sempre colaborou com todos os órgãos públicos e instituições de controle e, desta vez, não será diferente”.  A Secretaria de Saúde, também, afirmou que, “até o momento, não recebeu notificação a respeito do inquérito civil questionado pela reportagem”.

Veja a publicação do Inquérito Civil:

PORTARIA No 2017/0000071849.54PRODHSP 

EXTRATO

Inquérito Civil n.º 005.2017.000032

Data de Instauração: 01/11/2017

Promotoria: 54ª PRODHSP

Investigado: SUSAM / HOSPITAL DELPHINA RINALDI ABDEL AZIZ

Objeto: Apura as condições de funcionamento do Hospital Delphina

Rinaldi Abdel Aziz, localizado na Estrada Torquato Tapajós, s/n, Bairro

Novo Israel.

Manaus(Am), 01 de Novembro de 2017.

CLÁUDIA MARIA RAPOSO DA CÂMARA

Promotor de Justiça

Titular da 54ª PRODHSP