Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cidades

Em Brasília, Anoar Samad busca recursos para a melhoria da saúde no estado

A pauta principal foi o reajuste no Teto MAC, recurso destinado à assistência de média e alta complexidade hospitalar.

Em Brasília, Anoar Samad busca recursos para a melhoria da saúde no estado

(Foto; Divulgação/Assessoria)

Brasília (DF) – O secretário de saúde, Anoar Samad, após reunião com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (20) em Brasília, disse ter obtido compromisso de ações imediatas para o setor no estado.

No encontro, a pauta principal foi o reajuste no Teto MAC, recurso destinado a assistência de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar.

Diante do cenário epidemiológico que o Amazonas enfrentou, e dos avanços significativos, Samad apresentou, ao ministro, o subfinanciamento da saúde no estado, enfatizando a importância do reajuste, pois, ainda, existem locais de difícil acesso que dificultam a assistência em todos os níveis de atenção.

“Nossos compromissos com a saúde são muitos, ontem entregamos leitos na Fundação de Medicina Tropical. Também estivemos no Hospital Delphina Aziz, junto com a equipe do Ministério da Saúde, realizando uma vistoria geral, para última etapa da implantação de transplante renal. Em Brasília estamos em tratativas para captação de recursos. “Quem quer arruma um caminho e quem não quer arruma uma desculpa”, disse o secretário.

Para firmar esse compromisso, será criada uma portaria no mês de julho para viabilizar a vinda desses novos recursos para o estado do Amazonas.

A disponibilidade do teto Mac ,para este ano, foi definida de 75% para a Gestão Estadual e 25% para as Gestões Municipais. Nos últimos anos, não houve reajuste, mesmo considerando o aumento da população.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

Anoar Samad, secretário de Saúde, recebe homenagem na Aleam

Profissionais de saúde trocam experiências sobre profilaxia contra o HIV

Região Norte tem 15 casos de febre maculosa em 2023, diz Saúde