Manaus, 5 de outubro de 2024
×
Manaus, 5 de outubro de 2024

Cenário

Em busca do terceiro mandato, Wanderlan Sampaio sofre nova derrota na Justiça

O político consta nove vezes na lista de contas irregulares do TCU, além de enfrentar processos por improbidade administrativa.

Em busca do terceiro mandato, Wanderlan Sampaio sofre nova derrota na Justiça

(Foto: Reprodução/Instagram/@sampaiowanderlan)

Manaus (AM) – Fora da Prefeitura de Autazes desde 2012, quando conseguiu se reeleger para o cargo de prefeito, Wanderlan Sampaio (União Brasil) sofreu mais uma derrota na Justiça em decisão que o mantém inelegível.
O ex-prefeito de Autazes, que por duas vezes chefiou a administração municipal (2008/2012), e por irregularidades nas prestações de contas está inelegível até 2023, consta nove vezes em uma lista de contas irregulares no Tribunal de Contas da União (TCU). Como consequência, o órgão reafirmou, nessa quinta-feira (19), a inelegibilidade de Sampaio, por meio do Acórdão 480/2014, que o impede de exercer cargos públicos.
O candidato, que também enfrenta processos por improbidade administrativa, tem dificuldades no registro da sua candidatura. Ele tentou recorrer da decisão que o tornou inelegível e, em menos de 24 horas, sofreu mais uma derrota. Wanderlan Sampaio não conseguiu ainda registrar, por exemplo, certidões exigidas pelo sistema do Superior Tribunal Eleitoral (TSE).

Em 11 de agosto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) manifestou parecer favorável pela procedência da ação de impugnação de registro de candidatura proposta contra Wanderlan.

O juiz Carlos Firmino Dantas citou dez causas de inelegibilidade resultantes de condenações no TCU contra o candidato do União Brasil. “Sendo várias as decisões e vendo o teor destas, há evidente dolo, na sua maioria, que sobressai nos arestos proferidos. Ainda mais, as sentenças mostram também culpa grave, considerando que sequer foram prestadas contas em alguns convênios”, diz trecho do parecer.

Pesquisas

Segundo pesquisas de intenções de voto, Sampaio lidera a corrida pela Prefeitura de Autazes. Ele segue à frente de Thomé Neto, da sigla Progressistas, com 49,1%, contra 38,5% do adversário.

Contato

Ao Portal AM1, via redes sociais, Wanderlan Sampaio esclareceu que pretende se manifestar sobre o parecer do TCU; mas até a publicação dessa matéria, não houve resposta. O espaço segue aberto para o político se manifestar.

LEIA MAIS: