Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Notícias

Em cenário incerto, David é favorito em pesquisa para prefeito de Manaus

Em cenário incerto, David é favorito em pesquisa para prefeito de Manaus

Em um cenário de 12 possíveis candidatos a prefeito de Manaus, o deputado estadual David Almeida (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), aparece em primeiro lugar na pesquisa eleitoral que apontou os favoritos à sucessão do prefeito Arthur Neto (PSDB), nas eleições de 2020.

David Almeida e José Ricardo entram em pesquisa eleitoral para prefeito de Manaus (Assessoria de Imprensa)

Realizada pela #Pesquisa365, no período de 19 a 21 de dezembro, o estudo entrevistou 1 mil pessoas, nas seis zonas administrativas de Manaus. A margem de erro da pesquisa é de 3,1% e o grau de confiabilidade é de 95%, segundo a empresa.

Pelo levantamento, David aparece com 19,5%; o deputado federal José Ricardo (PT), 13%; o vice-prefeito de Manaus Marcos Rotta (Sem partido) ficou com 9,9%; o deputado estadual Luiz Castro (Rede), 8,2%; o deputado federal eleito Marcelo Ramos (PR) teve 7%; a deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), 6,1%;  Delegado Pablo (PSL), 4,3%;

O estudo apontou ainda Rebecca Garcia (PP) com 3,8%; o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), 3,7%; o deputado federal Silas Câmara (PRB), 3%; a senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB) com 1,4% e o vereador Chico Preto (PMN) ficou com 1,3%. A somatória do percentual de não votos – não sabe ou não aceitou nenhum dos 12 candidatos propostos – totalizou 18,8%.

Disputa acirrada

A reduzida vantagem entre os cinco primeiros colocados para vencer a Prefeitura de Manaus, em 2020, aponta para uma disputa acirrada na capital. David venceria José Ricardo, no primeiro turno, com 6,5%. Já a diferença do terceiro lugar, dado a Marcos Rotta, para o quinto lugar, que ficou com Marcelo Ramos, foi de apenas 2,9%.    

Na eleição ao governo do Amazonas, este ano, David Almeida registrou 212.334 votos (dos 417.203 no Amazonas), ficando atrás do governador eleito Wilson Lima (PSC) e do governador Amazonino Mendes (PDT). Amazonino ainda não mostrou interesse em disputar novamente uma eleição.  

O socialista conseguiu capitalizar apoio do eleitorado na capital e no interior do Amazonas após passar menos de cinco meses como governador interino, em 2017, quando substituiu o ex-governador cassado José Melo. Na época, o deputado ganhou a preferência, principalmente, dos educadores ao pagar o bônus do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -, procedimento que não era realizado há anos em outros governos.  

Deputado federal mais votado do Amazonas, este ano, com 197.270 votos (11,19% válidos), José Ricardo registrou só em Manaus metade da sua preferência do eleitorado. Apesar da polarização entre petistas e apoiadores do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na capital, o parlamentar conseguiu se desvencilhar do PT e associou-se a bandeiras de combate à corrupção, durante seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado.

José Ricardo apoiou David Almeida para o governo do Estado, mesmo após a Executiva Nacional do PT ter entrado com um pedido de exclusão da coligação do socialista, porque o grupo não quis dar legenda para a candidatura ao Senado de Vanessa Grazziottin (PCdoB).  

Faltaram candidatos

Com quase dois anos para iniciar a disputa eleitoral pelo cargo de prefeito de Manaus, o cenário de postulantes à função ainda é incerto. Na relação da #Pesquisa365, ficaram de fora indicações de partidos com lideranças históricas no Amazonas, como o PSD, o PDT, o MDB e o DEM.

Na pesquisa divulgada, neste sábado, 22, também, não foi citado o nome de Carlos Souza (PSDB), que vai ganhar uma função de destaque na gestão de Arthur Neto, a partir de 2019. A especulação em torno do nome dele ganhou força a partir do dia 11 de dezembro, quando saiu no Diário Oficial do Município (DOM), a criação do cargo de subsecretário de Apoio às Comunidades, vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). O tucano é o nome mais cotado para assumir a função.

Assinada pelo próprio Arthur, a Lei 2.374/2018 dá ao cargo, atribuições que vão permitir a Carlos Souza uma rápida reaproximação dele junto à população, nos bairros da capital. O novo emprego do ex-deputado também deve aumentar, substancialmente, as inserções dele na imprensa e nas redes sociais.

Acesse a pesquisa

Pesquisa – Eleições 2020